VÍDEO: Memória de Marielle é alvo de ataque em invasão de hackers a espetáculo de grupo teatral de Natal
Natal, RN 20 de abr 2024

VÍDEO: Memória de Marielle é alvo de ataque em invasão de hackers a espetáculo de grupo teatral de Natal

27 de março de 2021
VÍDEO: Memória de Marielle é alvo de ataque em invasão de hackers a espetáculo de grupo teatral de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

 O grupo potiguar Carmin de Teatro sofreu um ataque virtual neste sábado (27) realizado por hackers na plataforma virtual onde o espetáculo “A Frasqueira de Jacy” estava sendo apresentado de forma online.

Os invasores gritavam “Marielle tá morta, trouxa” e “É 17 na urna e 38 na Marielle”. O ataque ocorreu já durante o debate entre os atores da peça e o público, após a exibição do espetáculo. A deputada federal Natália Bonavides (PT) participava do evento virtual quando o espaço foi invadido.

A peça foi assistida por mais de 170 pessoas e, no momento do ataque, aproximadamente 70 espectadores permaneciam na sala.

O diretor do grupo Carmin de Teatro Henrique Fontes contou que essa foi a primeira vez que o grupo foi vítima de ataques virtuais:

Nunca tinha acontecido. E chama a atenção que eles assumem claramente que estão ligados com a morte de Marielle. E o que me deixa preocupado é que (esses ataques) não são apenas em reunião política, estão entrando nas artes também”, disse.

O espetáculo passou a incluir a imagem da placa criada em homenagem a Marielle e que virou símbolo por Justiça e da luta por Direitos Humanos no país. Fontes conta que, no momento em que a placa aparece, o público se manifesta mais no chat. Ainda assim, não sabe dizer se foi essa a razão para a invasão:

A (deputada) Natalia Bonavides divulgou nas redes dela, talvez pode ter sido isso. Mas é muito simbólico porque foi no Dia Internacional do Teatro e às vésperas do aniversario de morte do Edson Luís, que tem toda uma coisa emblemática, de remeter à ditadura, praticamente essa guerra civil que está na iminência de acontecer de novo”, destacou.

A Frasqueira de Jacy conta a história real de uma mulher à frente do seu tempo, que nasceu em Ceará-Mirim, viveu um amor estrangeiro na Segunda Guerra em Natal e foi testemunha ocular da História da Ditadura no Brasil no Rio de Janeiro.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.