Covid-19: Medidas pouco restritivas não surtem efeito esperado e RN chega a 5 mil mortes com pandemia em expansão
Natal, RN 29 de mar 2024

Covid-19: Medidas pouco restritivas não surtem efeito esperado e RN chega a 5 mil mortes com pandemia em expansão

15 de abril de 2021
Covid-19: Medidas pouco restritivas não surtem efeito esperado e RN chega a 5 mil mortes com pandemia em expansão

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No mesmo dia em que ultrapassou os 5 mil mortos confirmados, o Rio Grande do Norte prorrogou o toque de recolher. A medida será válida por mais uma semana, até 23 de abril, mas não tem alterado o quadro epidemiológico da covid-19 como esperado, de acordo com os dados divulgados. A doença segue em expansão.

Analisando o gráfico que mostra as solicitações de leitos de UTI de março até aqui, o professor do Departamento de Física da UFRN e pesquisador no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, José Dias do Nascimento Júnior, chamou atenção para um período: “Nós vemos uma baixa frágil, pequena, de uma média móvel de 130 para 110. E as filas para UTI não acabaram nunca nesse período. Nós não tivemos zero pessoas na fila”.

O gráfico do modelo físico-matemático Mosaic-UFRN mostra que a baixa apontada por José Dias se concentra entre 20 de março e 04 de abril, justamente o período em que foi decretado o fechamento de estabelecimentos e a suspensão de serviços não essenciais.

O pesquisador comparou ainda os gráficos de óbitos por semana do Ceará e do RN, fazendo a ressalva sobre a pandemia ter sido mais agressiva no estado vizinho.

“Entre as duas ondas, o Ceará não voltou a atingir o pico de óbitos da primeira. O estado decretou isolamento social rígido no dia 13 de março e essa medida foi decisiva pra conter as mortes e atenuar a segunda onda”, ressaltou, ao lembrar que o mesmo não aconteceu no RN.

“Tivemos medidas que foram frágeis do ponto de vista do enfrentamento à pandemia. Nós apresentamos não somente o pico de óbitos da primeira onda como também vários picos intermediários devido a medidas que foram ineficientes. É o que mostram os dados na comparação da curva”, apontou, chegando à conclusão que medidas diferentes devem ser adotadas. “Nós deveríamos ir para uma situação que trouxesse uma diminuição sustentada do número de óbitos diários”.

Mortes

O Rio Grande do Norte segue registrando diariamente entre 15 e 25 óbitos, segundo José Dias, que, no início de abril calculou previsão de aproximadamente 5 mil óbitos até o dia 15, esta quinta-feira.

Ao meio dia, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou que o RN chegou às 5.019 mortes por covid-19 confirmadas, além de 1.007 suspeitas.

Segundo o professor, o RN não segue em contração, mas em expansão da doença, com piora da situação:

A passagem do terrível marco dos 5 mil óbitos como previsto pelo modelo Mosaic-UFRN para a primeira quinzena de abril mostra, entre outras coisas, que o sistema RN segue com decretos ineficientes superposto de desobediência da população, que burla o pouco que existe. Acertar este número nos dá acurácia sobre a projeção do número de leitos, mostra o poder da ciência e cala obscurantistas. A média de mais de 20 óbitos diários não poderia ser desprezada pelos gestores políticos, nem pelos empresários”.

De acordo com o astrofísico, não vale a pena prorrogar medidas ineficazes. É preciso ir além:

“Temos pessoas, CPFs, como chamam na linguagem do mercado – o que é um absurdo – sendo zerados. CNPJs podem ser renovados e voltar a existir. CPFs, não”.

Questão social

A cada novo debate sobre as medidas de restrição para conter a pandemia, a governadora Fátima Bezerra (PT) reconhece a necessidade de endurecer as regras, mas lembra que o lockdown se torna inviável na ausência de auxílio emergencial. Para o recente decreto disse que a equipe considerou "orientação do Comitê Científico, que se posicionou por medidas ainda mais rígidas, mas levando em conta também as variáveis do ponto de vista econômico e social - e o quadro da pandemia no estado, que ainda inspira muitos cuidados".

A maioria das pessoas beneficiárias da nova etapa do auxílio emergencial do governo federal recebe apenas R$ 150.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.