Doadores de sangue têm prioridade em testes de covid-19 no RN
Natal, RN 29 de mar 2024

Doadores de sangue têm prioridade em testes de covid-19 no RN

30 de abril de 2021
Doadores de sangue têm prioridade em testes de covid-19 no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A partir de agora, os potiguares doadores de sangue passam a ter prioridade na realização de testes de diagnóstico da covid-19 durante a pandemia. A medida foi formalizada em lei Nº 10.877, de autoria do deputado estadual Francisco do PT e sancionada nesta sexta-feira (30) pela governadora Fátima Bezerra.

A prioridade se aplica aos testes realizados na rede pública estadual de saúde e às pessoas que comprovarem doação de sangue no período previsto e durante a vigência da lei, não contemplando doações anteriores à sanção.

A nova lei destaca que a doação de sangue deve seguir as normas, os protocolos e as recomendações técnicas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto à garantia da saúde e segurança das pessoas doadoras em sua permanência nas unidades coletoras.

Doação de sangue e covid

Os doares de sangue que apresentarem infecção por covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos). Aqueles que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de contaminação devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação.

Também os profissionais da saúde que trabalham diretamente com pacientes covid devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.

Candidatos à doação que foram vacinados contra covid-19 só podem doar 48 horas após cada dose, se usada vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan; e 7 dias após cada dose, se a imunização foi com Oxford, da AstraZeneca/Fiocruz.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.