Indígenas da etnia Warao refugiados da Venezuela são vacinados em Natal
Natal, RN 28 de mar 2024

Indígenas da etnia Warao refugiados da Venezuela são vacinados em Natal

1 de abril de 2021
Indígenas da etnia Warao refugiados da Venezuela são vacinados em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Cerca de 50 refugiados indígenas venezuelanos da etnia Warao começaram a ser vacinados nesta quinta (1) em Natal. Eles receberam doses do imunizante de Oxford em um espaço montado no Centro de Acolhida e Referência para Refugiados, Apátridas e Migrantes (CARE/RN). Durante a aplicação da vacina, também estão sendo colhidos dados dos Warao.

Além de Natal, Mossoró também recebeu 50 doses para vacinar a população refugiada venezuelana indígena da etnia Warao. Na capital, a vacinação aconteceu num trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a Secretaria Municipal de Saúde de Natal(SMS) através do Distrito Sanitário Sul e Consultório na Rua (CERAM/RN), da Secretaria Municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMIDH), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do mandato da Vereadora Divaneide Basílio (PT).

O Rio Grande do Norte chegou a ser o único estado do país a não receber vacinas de combate à covid-19 para a população indígena, porque o Ministério da Saúde não reconhecia a presença de índios no estado por não haver terras demarcadas. Erro corrigido posteriormente.

Já em fevereiro, foi a Secretaria Municipal de Saúde de Natal que chegou a devolver as doses distribuídas pela Sesap, também por não reconhecer a presença de indígenas na capital. A SMS também voltou atrás na decisão.

Segundo a Sesap, vivem no Rio Grande do Norte 6.067 indígenas das etnias Potiguara, Tapuia e Tapuia Paiacú, além dos Warao que chegaram aqui com as migrações de grupos da Venezuela. Eles estão distribuídos entre 16 comunidades localizadas nos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Goianinha, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Natal, Jardim de Angicos, João Câmara, Assu e Apodi.

Imagem: RN Mais Vacina

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.