Mais de 2 mil profissionais de saúde estão com segunda dose de CoronaVac atrasada no RN
Natal, RN 28 de mar 2024

Mais de 2 mil profissionais de saúde estão com segunda dose de CoronaVac atrasada no RN

14 de abril de 2021
Mais de 2 mil profissionais de saúde estão com segunda dose de CoronaVac atrasada no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Quase 9 mil (8.967) pessoas estão com a segunda dose da CoronaVac atrasada no Rio Grande do Norte. Dessas, 2.063 são profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontologistas, outras categorias e um grupo cadastrado no sistema apenas como profissional de saúde do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS).

Os idosos também estão deixando de procurar os postos de vacinação no tempo certo. São 5.591 pessoas com mais de 60 anos atrasadas no estado.

Antes o intervalo recomendado entre as doses era de 14 a 28 dias. De acordo com estudo divulgado pelo Instituto Butantan no último domingo (11), a eficácia pode aumentar de 50,7% para 62,3% quando o intervalo entre as doses é maior, de 21 a 28 dias. Mas a ciência ainda não garante a mesma proporção após esse período. Completar o ciclo vacinal é fundamental para imunizar a população.

Há pessoas com até 94 dias de atraso no RN. Só em Natal, 4.422 pessoas já ultrapassaram o período máximo para completar o ciclo vacinal com esse tipo de imunizante. Desses, 796 foram categorizados como profissionais de saúde, sendo 117 médicos.

A capital é o município com mais pessoas em atraso para completar o ciclo de imunização contra a covid-19 com a segunda dose da CoronaVac e, nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou suspensão da aplicação desse imunizante até que o estado receba novas doses.

Outras 158 cidades potiguares registram pessoas que precisam tomar o quanto antes a segunda dose da vacina. Mossoró tem 343; Parnamirim, 252; Ceará-Mirim, 130; Currais Novos, 91 e Caicó, 83.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na terça-feira (13), que 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid atrasada.

A diretora Kelly Pinheiro informou que o Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Saúde – Sindsaúde-RN está sempre reforçando junto aos trabalhadores a importância da imunização: “Em vídeos, nas mídias sociais, a gente reforça que é importante tomar a vacina, que é o meio pra enfrentamento à covid, pra reduzir o número de mortes”.

A sindicalista reforça que a média de mortes no Brasil está em torno de 4 mil por dia porque a vacinação ainda é insuficiente. Apenas 3% da população já tomou a segunda dose.

“Para um país que está há 2 meses vacinando, está muito lento. Isso favorece as mortes. Ainda estamos sem lockdown e sem auxílio emergencial digno. Isso não cria condições para diminuir a morte. Essas coisas precisam andar juntas para reduzir as mortes”, detalhou.

A representante do Sindsaúde critica quem, com oportunidade de tomar vacina, se nega. “Desde quando começou a ascensão do bolsonarismo, existem profissionais na área da saúde que se alinham com o pensamento negacionista. Alguns médicos rasgaram juramento de Hipócrates”, lamentou.

Kelly lembra também que o Governo do RN e as prefeituras seguiram a orientação do Ministério da Saúde de não guardar em estoque segundas doses, com a garantia de que enviaram mais, o que resultou em falta em algumas cidades, como aconteceu com Natal nesta semana.

“Creio que o governo federal já sabia que ia falta. Esse atraso deve ser intencional”, arrisca afirmar, lembrando ainda que uma decisão judicial suspende a vacinação de profissionais de saúde em Natal em 2 de abril, em resposta a provocação do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Baseada no PNI, a decisão especificou que apenas os profissionais “envolvidos na resposta pandêmica nos diferentes níveis de complexidade da rede de saúde” devem integrar o grupo prioritário. Entretanto, de acordo com a ordem, quem já tomou a primeira dose, deve receber o reforço.

Veja quantas pessoas estão com a segunda dose atrasada em cada município:

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.