Moradores da Guarita denunciam violência policial na periferia de Natal
Natal, RN 29 de mar 2024

Moradores da Guarita denunciam violência policial na periferia de Natal

18 de abril de 2021
Moradores da Guarita denunciam violência policial na periferia de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Moradores da Guarita, na Zona Oeste de Natal, estão amedrontados com o aumento da violência policial na comunidade. Populares se queixam de ameaças e da invasão às residências sem mandado judicial, especialmente de madrugada.

Os casos ficaram mais frequentes a partir de abril, informa um morador sob a condição de anonimato. O período coincide com o intervalo em que a violência contra policiais também aumentou. Nos últimos 15 dias, três policiais à paisana foram mortos em Natal. Não há indício de ligação entre os crimes. O morador ouvido pela reportagem também não sabe se há uma relação entre violência policial na Guarita e os crimes contra os agentes de segurança. E denuncia a opressão na comunidade:

- Muitos populares estão com receio de sair de casa para buscar o pão de cada dia e quando voltar encontrar sua casa invadida e com objetos quebrados. Os policiais estão oprimindo a população do bairro com tons de ameaças, andando com armas de grossos calibre apontado para pessoas que não oferecem risco algum e até mesmo para idosos e crianças”, disse.

De acordo com ele, como a Guarita é formada por vielas, “eles chegam na entrada com a viatura, fecham, entram alguns policiais, invadem essas casas, e deixam outros policiais na porta das vielas para ninguém entrar, questionar, falar... o problema está aí”, comentou.

O morador classifica de “racista” a ação da polícia e vê a prática de crimes de abuso de autoridade pelos agentes de segurança. Uma nota em nome “da população da Guarita” foi divulgada informando que parte dos moradores estão psicologicamente abalados:

- A PM vem mantendo atitudes racistas em nossa comunidade e tratando com abuso de autoridade e opressão pelo simples fato do cidadão morar próximo a pontos de drogas. Mas o cidadão não tem culpa alguma disso, não cabe a população se meter nessa situação, isso é um problema de segurança pública. Estamos amedrontados com a pandemia e agora com essas atitudes criminosas da PM que está nos deixando doentes psicologicamente e nos deixando sem dignidade alguma”, diz um trecho do comunicado.

No comunicado, os moradores também elogiam a Polícia Militar, mas denunciam ações de opressão na comunidade:

- Acreditamos e respeitamos a PM do nosso Estado e sabemos que não é essa forma de trabalhar que os verdadeiros homens de honra e coragem da gloriosa deve fazer. Estão andando com carros disfarçados e policiais a paisana dando tiros na madrugada e espancando pessoas e ameaçando aqueles que estão a noite trabalhando ou vindo do trabalho”, diz o comunicado, que cobra providências do Governo do Estado:

- Repudiamos e cobramos do comando-geral junto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte que investiguem essas denúncias e façam os trabalhadores da segurança pública exercer suas funções corretamente”, encerra a nota.

Polícia Militar afirma que Corregedoria e Ouvidoria estão recebendo denúncias

Procurado pela agência Saiba Mais, o assessor de comunicação da PM coronel Eduardo Franco informou que houve um aumento de apreensão de drogas e armas de fogo naquela área. Segundo ele, ações que envolvam prisões “podem ser mais enérgicas”. No entanto, “pessoas que não tenham nada a ver com a história podem ser afetadas e devem procurar a Corregedoria ou a Ouvidoria” para fazer as denúncias.

- É importante que as vítimas dessa suposta violência procurem a Corregedoria, mas se não quiserem ir até a Sesed podem procurar a Ouvidoria pela internet”, disse.

CANAIS PARA DENÚNCIA DA OUVIDORIA DA SESED

E-mail: [email protected][email protected]
Disque-denúncia - 0800 281 1595
Telefone/WhatsApp: (84) 98132-6582

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.