Natália Bonavides pede que Ministério Público investigue toneladas de lixo em praias do RN
Natal, RN 25 de abr 2024

Natália Bonavides pede que Ministério Público investigue toneladas de lixo em praias do RN

28 de abril de 2021
Natália Bonavides pede que Ministério Público investigue toneladas de lixo em praias do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O surgimento de grande quantidade de lixo no litoral intrigou os potiguares na última semana. A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) entrou com representação no Ministério Público do Rio Grande e do Norte, na segunda-feira (26), para que seja investigada a origem dos detritos que estão sendo trazidos pelas correntes marítimas.

Mais de duas toneladas já foram recolhidas. As primeiras notificações são do dia 21 de abril. Foram encontrados sapatos, resíduos domésticos, como potes de margarina, copos plásticos e até lixo hospitalar, como seringas e ampolas de sangue.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN –Idema/RN, foi possível identificar no material nomes de municípios de Pernambuco e de Alagoas.

Para embasar o pedido, Natália Bonavides consultou a coordenadora de Programas e Projetos na ONG Oceânica, a bióloga Lígia Rocha, constatando a gravidade do dano causado. A área é considerada “um berçário natural extremamente importante para as tartarugas marinhas e, em especial, para a tartaruga-de-pente, que não era registrada e nem fazia parte do banco de dados nacional”.

“A praia toda é ocupada por essas tartarugas durante o período de desova, desde a formação do ninho até o nascimento dos filhotes, que ocorre cerca de 60 dias depois”, atestou a especialista.

O documento destaca que durante o recolhimento do lixo, um filhote de tartaruga marinha, já morta, foi encontrado preso em um dos detritos, citando reportagem publicada pela Agência Saiba Mais.

Na representação, a parlamentar solicita que “que sejam tomadas as providências pertinentes com o intuito de apurar a responsabilidade pelos fatos narrados, bem como as medidas voltadas à devida responsabilização no âmbito civil, criminal e administrativo, nos termos da lei, além da reparação dos danos ambientais causados”.

Além de solicitar a investigação no Ministério Público, Natália informou que também está acompanhando de perto o que vem sendo feito pelos órgãos responsáveis.

“O nosso mandato está integrado nessa luta, inclusive já participamos de uma reunião convocada pelo Idema/RN, que contou também com a participação de gestores dos órgãos ambientais dos estados da Paraíba e Pernambuco, para apresentação do panorama da crise ambiental e encaminhamentos para a continuidade da investigação. Estamos vigilantes e não vamos permitir que esse dano ambiental grave fique impune como o derramamento de óleo de 2019”, pontuou a deputada.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.