TRANSPARÊNCIA

Plataforma de regulação de Leitos Covid-19 do RN é finalista em premiação nacional

A plataforma de regulação de leitos hospitalares na rede pública do Rio Grande do Norte, o RegulaRN, está entre os projetos finalistas ao Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal. Premiação ocorrerá em solenidade virtual marcada para o final da tarde desta sexta-feira, 30, e poderá ser acompanhada a partir das 17h30 pela TV ANPR.

Resultado de uma cooperação técnica entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Secretaria de Saúde do Estado e o Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN), a menção honrosa para o RegulaRN é uma iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) que objetiva identificar e dar visibilidade à atuação dos membros do MPF.

Desde o registro dos primeiros casos de Covid-19 no RN início da pandemia, a plataforma é responsável por garantir a atualização das informações dos leitos de tratamento para covid-19, buscando dar transparência ao processo de regulação dos leitos SUS regulados e privados contratualizados para atender a demanda do novo Coronavírus. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, auxiliando a atuação dos gestores.

O reconhecimento nos deixa bastante orgulhosos, mas, ao mesmo tempo, nos confere ainda mais responsabilidade e compromisso em usar a ciência como instrumento de melhoramento social”, avalia o diretor executivo do LAIS/UFRN, professor Ricardo Valentim

Para Valentim, a plataforma é um exemplo de parceria entre órgãos fiscalizadores e do Executivo. “Esse modelo de cooperação técnico-científica pode servir, inclusive, para todo o país. Quando essas instituições se articulam para benefício da sociedade, especificamente nesse campo da saúde, o retorno social é muito grande”, assegura.

Projeto que, segundo o procurador da República, Fernando Rocha, “serve também como piloto e pioneiro para a fiscalização, prevenção e combate ao desvio de recursos federais”.

O que é RegulaRN

Com o intuito de viabilizar a regulação do acesso à assistência instituída por meio da Política Nacional de Regulação, o Sistema RegulaRN tem como objetivo ordenar e padronizar o fluxo de acesso aos leitos de covid-19 (críticos e clínicos) no estado do Rio Grande do Norte e, dessa forma, promover transparência, integridade e equidade no acesso aos serviços. Além disso, e por meio de uma série de algoritmos de automatização de processos, o RegulaRN é capaz de otimizar o tempo de resposta do SUS para a utilização dos leitos ofertados no estado. Desde que entrou em funcionamento, em abril de 2020, o Regula RN já registrou mais de nove mil vidas salvas.

 

Com informações da plataforma RegulaRN

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo