Prefeito de Natal sanciona leis que priorizam profissionais da Educação e pessoas com deficiência, mas não garante vacinação
Natal, RN 25 de abr 2024

Prefeito de Natal sanciona leis que priorizam profissionais da Educação e pessoas com deficiência, mas não garante vacinação

27 de abril de 2021
Prefeito de Natal sanciona leis que priorizam profissionais da Educação e pessoas com deficiência, mas não garante vacinação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A inclusão de grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19 deve ser feita pelo governo federal, no Plano Nacional de Imunização. A despeito disso, Câmaras e Assembleias por todo o país seguem legislando sobre a pauta. Em Natal, duas leis foram sancionadas nesta terça-feira (27), incluindo profissionais da educação e pessoas com deficiência na fase 1 da vacinação.

Apesar das leis municipais, ao ser vacinado nesta manhã, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), disse que a imunização dos novos grupos depende da inclusão no PNI e da disponibilidade de vacinas.

“Eu sou plenamente favorável [à inclusão de professores e pessoas com deficiência], mas vamos ver disponibilidade de vacina e o que dizem as leis gerais”, declarou em entrevista.

O prefeito também relativizou a falta de segundas doses da CoronaVac na capital potiguar ao afirmar que, quando incluiu pessoas com autismo e Síndrome de Down, em março, sem autorização do PNI, usou “uma pequena quantidade da D2, cerca de 600 doses”.

A lei 7.138, de autoria da vereadora Divaneide Basílio (PT) abrange professores e todas as categorias de profissionais que estejam atuando nas unidades escolares no município, tanto na rede pública quanto na rede privada. A matéria foi construída em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do rio Grande do Norte (Sinte-RN) e Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Natal (Sinsenat).

A lei 7.139, que prioriza a vacinação das pessoas com deficiência, tem autoria conjunta dos vereadores Tércio Tinôco (PP), Júlia Arruda (PCdoB) e Raniere Barbosa (Avante).

Inclusões

Após iniciada a vacinação, o Ministério da Saúde incluiu os trabalhadores da Segurança Pública, por ordem do Supremo Tribunal Federal, e, na versão mais recente do PNI, os trabalhadores da limpeza urbana.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.