Primeiro lote de vacinas Pfizer, com 6 mil doses, tem previsão de chegada ao RN nesta quinta
Natal, RN 20 de abr 2024

Primeiro lote de vacinas Pfizer, com 6 mil doses, tem previsão de chegada ao RN nesta quinta

28 de abril de 2021
Primeiro lote de vacinas Pfizer, com 6 mil doses, tem previsão de chegada ao RN nesta quinta

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Brasil vai receber 1 milhão de vacinas da Pfizer nesta quinta-feira (29) e a expectativa é que 6 mil doses cheguem ao Rio Grande do Norte no mesmo dia. A mesma remessa tem ainda 1.600 de CoronaVac, destinadas a segundas doses.

No estado, apenas Natal receberá a vacina da Pfizer, denominada Comirnaty. Só a capital potiguar tem capacidade de armazenamento do imunizante que exige temperaturas mais baixas. A vacina foi registrada no Brasil pela Wyeth Indústria Farmacêutica e obteve o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em fevereiro deste ano.

As exigências de armazenamento da Pfizer mudaram, flexibilizando a temperatura de conservação das doses. Antes, os frascos tinham que ser armazenados em temperaturas entre -90º e -60º. Com a mudança, podem ser guardados em temperaturas entre -25º e -15º por um período de até duas semanas.

Após esse período, os frascos precisam ser mantidos na temperatura já autorizada, entre -90º e -60º. Se retirada do congelador, pode ser armazenada por até cinco dias nas temperaturas entre 2º e 8º, facilitando a aplicação nos pontos de vacinação.

Segundo a Anvisa, a flexibilização da temperatura de conservação não prejudica a estabilidade do imunizante.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 21 dias e os cientistas avaliam a necessidade da terceira dose como reforço nove meses após a segunda aplicação.

A vacina da Pfizer é largamente utilizada no Reino Unido, em países da União Europeia, nos Estados Unidos, em Israel e Chile.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.