Sicoob abre mais uma agência em Natal e segue na contramão dos bancos tradicionais que têm fechado unidades
Natal, RN 19 de abr 2024

Sicoob abre mais uma agência em Natal e segue na contramão dos bancos tradicionais que têm fechado unidades

27 de abril de 2021
Sicoob abre mais uma agência em Natal e segue na contramão dos bancos tradicionais que têm fechado unidades

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com base no cooperativismo, o Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil) parece seguir no caminho contrário ao dos bancos tradicionais, que têm fechado agências e demitido funcionários. Já está em funcionamento mais uma agência da instituição. Dessa vez, o local escolhido foi a avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra.

Além dessa unidade, o Sistema de Cooperativas tem a sede, localizada no bairro do Alecrim, uma agência no bairro do Tirol, no edifício Giovanni Fulco, e segue com o plano de expansão. Já está em andamento as tratativas para a abertura de mais uma unidade em Mossoró e outra dentro da Cooperativa Médica (Cooped/ RN).

Além dos custos, o sistema de cooperativas também permite a divisão do lucro entre os cooperados. O resultado desse tipo de negócio tem feito muita gente migrar dos bancos tradicionais para as cooperativas, que no caso do Sicoob, oferece os mesmos serviços de um banco convencional.

“Um ponto é que a gente tem custos menores e repassa essa redução aos associados, que são os donos da cooperativa. Além disso, existe a distribuição de resultados. No caso dos bancos, o lucro líquido vai para o grupo dos acionistas que, geralmente, é formado por meia dúzia de pessoas estrangeiras. Nas cooperativas, esse lucro fica na cidade, com os cooperados. Ou seja, injetamos recursos na economia local”, defende Anacelly de Paula, diretora executiva do Sicoob Potiguar.

Qualquer servidor público, seja ele da esfera federal, estadual ou municipal, pode se associar ao Sicoob. Além disso, empresários e CNPJ’s do Rio Grande do Norte também podem aderir à Cooperativa. Apesar da inscrição ser restrita a pessoas do estado, os serviços funcionam em todo o país, com transações entre as demais instituições bancárias.

“Temos todos os produtos e serviços de banco um tradicional: conta corrente, cartão de crédito, financiamento imobiliário, previdência, seguro, financiamento de veículo, capital de giro para as empresas e consignado para servidores públicos. Se o cooperado estiver fora do estado, poderá fazer todas essas transações pelo aplicativo do Sicoob, como um banco comum”, detalha Anacelly de Paula.

Concorrendo com todo o sistema bancário que atua no Brasil, o Sicoob ganhou pelo sexto ano consecutivo o Prêmio Eficiência de melhor aplicativo. A premiação funciona como uma espécie de ranking para avaliar o desempenho dos sistemas de tecnologia desenvolvido pelos próprios bancos e sistema financeiro.

Até janeiro de 2021, o Sicoob era restrito aos servidores públicos e empresas sem fins lucrativos. Mas, a partir do início deste ano o Banco Central permitiu a ampliação da área de atuação. Atualmente, o Sicoob conta com seis mil cooperados e para se associar à Cooperativa, basta procurar uma das unidades físicas ou baixar o aplicativo no celular, disponível tanto para modelo IOS, quanto Android.

Anacelly de Paula, diretora executiva do Sicoob Potiguar

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.