ANÁLISE: Álvaro Dias usa mesma tática de Carlos Eduardo Alves para “vender” ao Estado que pode enfrentar Fátima em 2022
Natal, RN 19 de abr 2024

ANÁLISE: Álvaro Dias usa mesma tática de Carlos Eduardo Alves para “vender” ao Estado que pode enfrentar Fátima em 2022

6 de maio de 2021
ANÁLISE: Álvaro Dias usa mesma tática de Carlos Eduardo Alves para “vender” ao Estado que pode enfrentar Fátima em 2022

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As eleições para 2022 se aproximam com o roteiro semelhante ao de 2018. À exceção de alguns personagens diferentes, o filme que estreia no próximo ano é uma espécie de Vale a pena ver de novo exibido há três anos.

Quando todas as pesquisas estaduais já apontavam em meados de 2017 amplo favoritismo de Fátima Bezerra para vencer as eleições, a direita tradicional e a fisiológica, com o apoio generoso da imprensa corporativa e de institutos de pesquisa, passaram a restringir a consulta eleitoral aos natalenses, na tentativa de mostrar a boa avaliação do prefeito de Natal e de apresentá-lo ao interior do Rio Grande do Norte como o único concorrente com chances de disputar o Estado contra a candidatura popular da então senadora Fátima Bezerra.

As pesquisas, geralmente, saíam na sequência de grandes festas populares, a exemplo do carnaval e do São João, quando grandes artistas e bandas de apelo nacional se apresentavam na cidade em troca de polpudos cachês.

Na época, já em 2018, e na esteira das pesquisas, Carlos Eduardo Alves retardou até o último momento o anúncio sobre a possibilidade de disputa depois de repetir que cumpriria o mandato até o fim. Resultado: quebrou a palavra, renunciou, concorreu ao Governo e, mesmo vencendo em Natal com larga vantagem com direito a uma carona na onda bolsonarista que varreu o país, perdeu no 2º turno para a petista Fátima Bezerra, primeira candidata da história a ultrapassar a marca de 1 milhão de votos nas eleições para o executivo estadual.

Na véspera de mais um ano eleitoral, a tática é a mesma. Nesta quinta-feira (6), pesquisa encomendada pelo Instituto Consult e divulgada pelo blog do BG/96 FM mostra que a popularidade de Álvaro Dias, reeleito com quase 60% dos votos em novembro de 2020, segue alta entre os natalenses. De acordo com os dados publicados, 39,38% dos entrevistados disseram que elegeriam o tucano para o Governo do Estado se a eleição fosse hoje. A atual governadora Fátima Bezerra foi citada por 20% dos eleitores, enquanto o senador Styvenson Valentim (Podemos) obteve 9,75% das intenções de voto.

Os índices de aprovação de Álvaro se semelham aos de Carlos Eduardo em 2018. Em abril daquele ano, pesquisa do Instituto Consult apontou o então prefeito de Natal com 40% das intenções de voto dos natalenses.

Álvaro Dias substituiu Carlos Eduardo no cargo de prefeito e adota até o momento a mesma estratégia para chegar aonde o aliado de ocasião não conseguiu. Ex-prefeito de Caicó e ex-presidente da Assembleia Legislativa, o atual prefeito de Natal é acostumado a ver e a sentir a política sob as rédeas do próprio gado.

Assim como o antecessor, tem repetido que cumprirá o mandato até o último dia, em 31 de dezembro de 2024. Enquanto isso, usa as pesquisas na capital para vender ao interior que é o único concorrente capaz de vencer a petista.

Faltando pouco mais de um ano para as eleições, o cenário nacional é um molho a mais para 2022. Há três anos, Bolsonaro só venceu Fernando Haddad em apenas três municípios do Rio Grande do Norte, um deles Natal. Na época, Lula estava preso após por ter sido condenado por um juiz que só dois anos depois a Suprema Corte reconheceu que não tinha competência para julgá-lo.

A mesma pesquisa que coloca Álvaro Dias à frente de Fátima já mostra que Lula é o preferido dos natalenses.

Em 2018, Bolsonaro foi a última esperança de Carlos Eduardo no 2º turno para frear a avalanche de votos que Fátima conquistou no interior. E fracassou.

Da janela do Palácio Felipe Camarão, dizem que os olhos de Álvaro Dias brilham mais quando sonham em eleger deputado estadual o filho Adjuto Dias, que ganhou de presente uma secretaria na prefeitura do pai.

Mas o que uma pesquisa não faz, um coração não sente.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.