Brigada Solidária arrecada e distribui 1 tonelada de alimentos a estudantes em vulnerabilidade
Natal, RN 19 de abr 2024

Brigada Solidária arrecada e distribui 1 tonelada de alimentos a estudantes em vulnerabilidade

27 de maio de 2021
Brigada Solidária arrecada e distribui 1 tonelada de alimentos a estudantes em vulnerabilidade

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A solidariedade ganha a forma de denúncia nas Brigadas Solidárias realizadas pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) José Silton Pinheiro e Centros Acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em 40 dias, os estudantes arrecadaram e distribuíram 1 tonelada de alimentos na ação voltada para alunos universitários em insegurança alimentar.

A iniciativa surgiu de uma demanda dos estudantes. A insegurança alimentar vem crescendo no Brasil, chegou a 125 milhões de pessoas, e os estudantes da UFRN não fogem a regra”, afirma Michael Castro, coordenador do DCE da UFRN.

Para os estudantes, a campanha é também uma forma de dialogar com a sociedade sobre os efeitos dos cortes orçamentários e bloqueios de verbas nas universidades federais que impactam diretamente na política de assistência estudantil que permite a permanência dos alunos nas instituições.

A brigada é uma denúncia. A política de assistência estudantil nacional não é suficiente. Muitos estudantes não conseguem acompanhar aulas porque precisam se preocupar se vão comer amanhã.

A ação conta com diversos alunos voluntários, que se dividem em grupos para arrecadar os alimentos em visitas e conversas feitas de casa em casa, armazenar, montar cestas e fazer as entregas para os estudantes em situação de vulnerabilidade, sempre tomando os cuidados recomendados pelas Organizações Mundiais da Saúde.

Segundo Michael Castro, cerca de 70 estudantes estão sendo acompanhados pela coordenação do DCE José Silton Pinheiro UFRN. As doações têm vindo de todas as partes, com ajuda destacada da comunidade acadêmica.

Mas queria destacar outros dois grupos que ajudaram. O primeiro é dos trabalhadores da Leroy Merlin, que fizeram uma arrecadação entre si que resultou em quatro caixas com alimentos. O segundo é o Movimento Correnteza que tem feito brigadas nos bairros de arrecadação de alimentos, e toda semana tem promovido três ou quatro brigadas em diferentes bairros de Natal e Parnamirim”, destacou Michael.

A contribuição também pode ser feita por transferência bancária ou PIX através do link - https://cutt.ly/Onu009Q .

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.