Com 18 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, RN tem fila crescente de solicitação por novos leitos
Natal, RN 28 de mar 2024

Com 18 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, RN tem fila crescente de solicitação por novos leitos

21 de maio de 2021
Com 18 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, RN tem fila crescente de solicitação por novos leitos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Nas últimas 24 horas, 18 pessoas morreram no Rio Grande do Norte em decorrência da covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta (21) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os óbitos foram registrados nas cidades de Natal (2), Mossoró (2), Itaú (1), São José de Mipibu (1), Almino Afonso (1), Assu (1), Macau (1), Venha-Ver (1), Goianinha (1), Jucurutu (1), Felipe Guerra (1), Cruzeta (1), Caicó (1), São José do Seridó (1), Tibau (1) e Afonso Bezerra (1).

O RN já contabiliza 255.777 casos confirmados e 85.358 suspeitos, além dos 5.950 óbitos confirmados e 1.227 mortes suspeitas. Mas, apesar do quadro grave, a circulação de pessoas e retomada de atividades foram flexibilizadas através de decretos recentes do Governo do estado e da Prefeitura de Natal. O que pode piorar os índices de infecções, internações e mortes provocadas pela covid-19. Atualmente, o Rio Grande do Norte se encontra em um platô de elevado nível de solicitações diárias por novos leitos.

“Pelas análises que fizemos em abril e maio, o Rio Grande do Norte segue nessa espécie de platô grave. Não poderíamos ter tido essa abertura com demanda de leito todos os dias, isso gera um gargalo no sistema porque as pessoas vão adoecendo e o número de UTI’s, apesar do crescimento, nunca dará conta da quantidade de pessoas que agravam. Então, essa competição entre a demanda diária, que já dura meses, e a não regressão da doença, causa a fila por leitos. Não nos damos conta, mas temos uma fila crescente que exigem ações na direção contrária das aberturas que foram propostas”, avalia José Dias no Nascimento Júnior, professor do Departamento de Física da UFRN e um dos criadores do modelo de projeções Mosaic, utilizado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste.

Imagem: cedida

O sistema de Regulação do Lais/ UFRN registrou nesta quinta (20), 138 solicitações por leitos para pacientes com covid-19, dentre esses pedidos, 77 partiram da região metropolitana da capital. Nesta sexta (21), já são 57 solicitações, sendo 33 da região metropolitana de Natal.

"Existir uma fila é uma distorção per si. Abrir e flexibilizar como foi feito gerou esta situação absurda de aceitar uma fila de UTI com pelo menos três, chegando até a seis óbitos diários. As consequências de uma abertura e flexibilização sem lastro epidemiológico ou científico gerou este aumento sistêmico da fila de pacientes em maio e segue crescendo com mortes que poderiam ter sido evitadas. A falta de insumos e agravamento no interior é uma consequência direta das medidas de flexibilização autorizadas em maio. Existe sinais do colapso no sistema de saúde Norte Riograndense", conclui Dias.

Imagem: cedida

Com 76 pacientes com covid-19 em estado grave na fila de espera para internação nesta sexta (21), o Rio Grande do Norte dispõe de apenas 23 leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s). Na região metropolitana de Natal são 41 pacientes na disputa por 21 vagas. Já na região Oeste, são 35 pacientes e apenas duas vagas disponíveis.

Dos 26 hospitais com leitos críticos para paciente com covid-19, 20 não têm mais vagas. De maneira geral, a taxa de ocupação no Rio Grande do Norte é de 94%, chega a 100% no Seridó, 98% na região Oeste e 91% na região metropolitana de Natal. Até o momento, 788 pessoas já morreram no estado na fila de espera para internação, sem sequer terem conseguido acesso a um leito e atendimento adequado.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.