Ministro da “boiada”, Ricardo Salles é alvo de operação da Polícia Federal
Natal, RN 25 de abr 2024

Ministro da “boiada”, Ricardo Salles é alvo de operação da Polícia Federal

19 de maio de 2021
Ministro da “boiada”, Ricardo Salles é alvo de operação da Polícia Federal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quarta (19), que investiga exportação ilegal de madeira para os Estados Unidos. Além do ministro, o presidente do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, também foi alvo da operação.

Além de autorizar a operação, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles e o afastamento preventivo de Eduardo Bim do Ibama. Outros nove agentes que ocupavam cargos de confiança na instituição também foram afastados do órgão.

As investigações começaram em janeiro deste ano quando autoridades estrangeiras informaram sobre um possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros durante o processo de exportação de madeira. O ministro Alexandre de Morais também determinou a suspensão imediata de um despacho do Ibama de fevereiro de 2020 que permitia a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações. O documento teria sido elaborado à pedido de empresas com cargas apreendidas no exterior e legalizadas pelo despacho do Ibama. Ao todo, segundo a Polícia Federal, cerca de oito mil cargas de madeira foram legalizadas.

Os mandados estão sendo cumpridos em Brasília, São Paulo e no Pará. A operação foi batizada de Akuanduba, que significa divindade dos índios Araras, localizados no Pará.

Superintendente da PF afastado por denunciar Salles

Em abril deste ano, o Superintendente da Polícia Federal no Amazonas, o delegado Alexandre Saraiva, foi substituído após apresentar notícia-crime contra Ricardo Salles ao STF. O documento aponta para indícios de obstrução de investigação ambiental, organização criminosa e beneficiamento de madeireiros.

Foto: Ex-Superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva I reprodução youtube

Passar a boiada

Em 22 de abril de 2020 o ministro do Meio Ambiente disse que era preciso aproveitar o momento em que a imprensa estava voltada para a pandemia da covid-19 para o Governo Federal “passar a boiada”, numa referência ao afrouxamento da legislação ambiental. A fala ocorreu durante reunião ministerial e chegou ao conhecimento público depois de autorização do Supremo Tribunal Federal.

"Precisa ter um esforço nosso aqui, enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só se fala de covid, e ir passando a boiada, e mudando todo o regramento (ambiental), e simplificando normas".

Salles na reunião ministerial de abril de 2020 I Imagem: reprodução youtube
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.