Natal inicia nesta segunda-feira (3) aplicação da 2ª dose de Coronavac em idosos a partir 76 anos
Natal, RN 25 de abr 2024

Natal inicia nesta segunda-feira (3) aplicação da 2ª dose de Coronavac em idosos a partir 76 anos

2 de maio de 2021
Natal inicia nesta segunda-feira (3) aplicação da 2ª dose de Coronavac em idosos a partir 76 anos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A prefeitura de Natal anunciou que inicia nesta segunda-feira (3) a aplicação da 2ª dose de Coronavac em idosos a partir de 76 anos que completaram 28 dias ou mais da primeira dose com este imunizante poderão se vacinar. Na mesma data também começam a ser imunizados pessoas portadoras das seguintes comorbidades: síndrome de down, a partir de 18 anos completos; Gestantes e Puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos completos. Também serão vacinadas pessoas de 55 a 59 anos com diabetes e pessoas com doença renal crônica.

O secretário municipal de Saúde George Antunes explicou que, no caso da 2ª dose da Coronavac, houve uma baixa procura pela vacina por idosos a partir de 78 anos, por isso a ampliação da faixa etária:

“Neste final de semana das 1.590 doses da Coronavac destinadas para segunda dose do público de 78 anos e mais, 362 pessoas foram receber o imunizante. Devido à baixa procura, nesta segunda-feira (03) vamos destinar 1.228 doses para as pessoas com 76 anos e mais”, esclarece o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

O secretário afirma ainda que assim que for informado do quantitativo de doses que Natal receberá da remessa de Coronavac, que chegou neste fim de semana ao Estado, vai anunciar uma nova faixa etária para receber a segunda dose da vacina.

Pontos de vacinação da Coronavac

Os pontos de vacinação são os drive thru da UnP da Av. Engenheiro Roberto Freire e Ginásio Nélio Dias, das 8h às 16h, e esses dois drives contam com salas de atendimento a pedestres também. Além desses locais, cinco Unidades Básicas de Saúde também atendem à vacinação da segunda dose da Conovac, nos horários das 8h às 11h30 3 e das 12h30 às 15h: UBS Nazaré, UBS Candelária, UBS São João, UBS Panatis e UBS Pajuçara. É necessário levar o cartão de vacinação, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

Imunização de pessoas com comorbidades 

A imunização das pessoas com comorbidade segue o Plano Nacional de Imunização do Governo Federal.

Para as gestantes ou puérperas com comorbidades, é necessário levar cópia de exames, receituários, laudo médico e cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

As pessoas com Síndrome de Down devem levar cópia do laudo médico, cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

Já os pacientes de 55 a 59 anos com diabetes, devem levar cópia do laudo médico detalhado com CID – Cadastro Internacional das Doenças, exames (expedidos nos últimos 30 dias) ou cadastro no HIPERDIA ou cadastro no PROSUS, além de cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

Renais crônicos

As pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) com 18 anos completos também serão vacinadas nesta etapa. A vacinação desse público será realizada nas clínicas de diálise onde o paciente faz o tratamento.

Pontos de votação

Um dos seis pontos de drive thru, Arena das Dunas, UnP da Av. Engenheiro Roberto Freire, no ginásio Nélio Dias, OAB, SESI, Shopping Via Direta, sendo que os cinco últimos contam com salas para pedestres.
Confira o calendário sujeito a alterações da vacinação das comorbidades acessando o link:
https://coronavirus.natal.rn.gov.br/docs/calendario_vacinal_comorbidades_sujeito_alteracoes_30_04.pdf

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.