Natal vacina nesta quinta (6) pessoas com deficiências permanentes e outras comorbidades com imunizante da Pfizer
Natal, RN 20 de abr 2024

Natal vacina nesta quinta (6) pessoas com deficiências permanentes e outras comorbidades com imunizante da Pfizer

5 de maio de 2021
Natal vacina nesta quinta (6) pessoas com deficiências permanentes e outras comorbidades com imunizante da Pfizer

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Começa nesta quinta (6), em Natal, a vacinação de pessoas com idade entre 55 e 59 anos do seguinte grupo de comorbidades: pessoas com deficiências permanentes cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com doenças cardiovasculares e hipertensão arterial sistêmica.

A vacinação será com o imunizante da Pfizer e vai acontecer, exclusivamente, no ginásio do SESI, localizado na Av. Capitão-Mor Gouveia, das 8h às 16h. A vacina da Pfizer exige uma logística de armazenamento diferente das demais e é preciso que a sala de refrigeração esteja no próprio local onde a vacina será aplicada. A sala de vacinação vai contar com a presença de um intérprete de libras. As pessoas com deficiências permanentes que não possuem cadastro no BPC serão contemplados de acordo com a comorbidade, obedecendo o critério da idade.

Pelo Plano Nacional de Imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde, são consideradas doenças cardiovasculares: Insuficiência cardíaca, cor pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, além de arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; hipertensão arterial sistêmica (Hipertensão Arterial Resistente - HAR, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo e ou comorbidade).

Para garantir a vacinação, que segue para esse público até dia 12, é preciso levar os seguintes documentos:

Pessoas com deficiências permanentes (55 a 59 anos)

Apresentar comprovação de que faz parte do BPC – Benefício de Prestação Continuada;

Cartão de vacina;

Comprovante de residência de Natal;

Documento com foto.

Doenças Cardiovasculares, Hipertensão Arterial Sistêmica (55 a 59 anos)

Cópia do laudo médico detalhado com CID – Cadastro Internacional das Doenças;

Exames comprobatórios e receituários ou cadastro no HIPERDIA ou cadastro no PROSUS;

Cartão de vacina;

Comprovante de residência de Natal;

Documento com foto.

Vacinação continua para pessoas pessoas de 55 a 59 anos com diabetes ou doença renal crônica, Síndrome de Down e Gestantes e Puérperas com comorbidades

Desde a segunda (3) a Prefeitura de Natal começou a vacinação de pessoas portadoras das seguintes comorbidades: síndrome de Down, a partir de 18 anos completos e Gestantes e Puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos completos. Também serão vacinadas pessoas de 55 a 59 anos com diabetes e pessoas com doença renal crônica.

No mesmo dia também foi iniciada a aplicação da 2ª dose de Coronavac em idosos a partir de 76 anos que completaram 28 dias ou mais da primeira dose.

LOCAIS:

Nas 35 salas de vacinação nas unidades básicas de saúde nos horários das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h, ou nos seis pontos de drive-thru: Arena das Dunas, Ginásio Nélio Dias, OAB, Sesi, Shopping Via Direta e Unp da avenida Engenheiro Roberto Freire.

DOCUMENTOS:

Para as gestantes ou puérperas com comorbidades, é necessário levar cópia de exames, receituários, laudo médico e cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

As pessoas com Síndrome de Down devem levar cópia do laudo médico, cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

Já os pacientes de 55 a 59 anos com diabetes, devem levar cópia do laudo médico detalhado com CID – Cadastro Internacional das Doenças, exames (expedidos nos últimos 30 dias) ou cadastro no HIPERDIA ou cadastro no PROSUS, além de cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

As pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) com 18 anos completos também serão vacinadas nesta etapa. A vacinação desse público será realizada nas clínicas de diálise onde o paciente faz o tratamento.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.