Um estudo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) comparou os níveis de proteção de máscaras faciais de diferentes tipos e constatou que a PFF2 (equivalente a N95) pode filtrar até 98% das partículas. Enquanto isso, os modelos de tecido variam entre 20% e 60% da capacidade de proteção.
Diferentes estudos, comprovando a eficácia dos modelos PFF2 e N95 e a necessidade de manter medidas eficazes de proteção contra o coronavírus têm levantado a necessidade de divulgação de locais onde os equipamentos podem ser encontrados. Com esse propósito, foi criado em fevereiro de 2021 o site PFF para todos, que ajuda a divulgar informações sobre locais e preços de venda do equipamento em cidades de todo o país.
“Tudo que é falado é baseado em estudo científicos e as PFFs não são algo novo. Existem há mais de 30 anos e há farta documentação pré-pandemia da eficácia delas em proteger da inalação de gotículas e aerossóis”, explica Pedro Fernandes, um dos fundadores e voluntários do projeto.
No perfil do Twitter @estoque_pff, os organizadores e seguidores divulgam novas ofertas de máscaras e estabelecimentos. Já no @pffparatodos, são divulgadas informações sobre pesquisas relacionadas a eficácia dos equipamentos.
“A pesquisa é feita por nós mesmos. Corremos atrás de estudos científicos de qualidade publicados em revistas conceituadas ou chanceladas por órgãos oficiais, como o CDC (sigla em inglês para Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA) e a OMS”, responde Pedro, indicando que profissionais de áreas diversas atuam voluntariamente nas redes sociais e site.
Seguidores e lojistas entram em contato por meio do site ou redes sociais para informar preços e disponibilidade dos produtos. A função da plataforma é a divulgação, ressalta Fernandes. Portanto, segundo o voluntário, não há qualquer relação comercial entre as lojas e o site. Dessa forma, garante o professor de inglês, os organizadores também não julgam preços praticados pelos vendedores.
“A gente acha que ao facilitar o acesso à população, o próprio mercado se regula com a concorrência entre as lojas”, adiciona.
Somente nos três primeiros meses, a plataforma já teve mais de um milhão de visitantes e atingiu médias de 80 mil a 100 mil visitantes únicos por semana. O site também tem sido citado nos veículos de comunicação e replicado por diversos profissionais em perfis das redes sociais.
“A gente vê a informação se espalhando e sendo absorvida e replicada por jornalistas, políticos, médicos, cientistas e pessoas em geral no Twitter”, conta Pedro.
Ele destaca que os números são atingidos mesmo sem qualquer financiamento ao projeto:
“Tudo voluntário no tempo que sobra entre nossas vidas pessoais e sobrevivendo à pandemia”, resume.
O PFF para todos está disponível no link www.pffparatodos.com. No menu ‘Estados’, clicando em Rio Grande do Norte, é possível localizar ofertas de máscaras em Natal, Parnamirim, Areia Branca, Ceará-Mirim e Mossoró.
O estudo citado no início desta matéria foi publicado em inglês na revista Aerosol Science and Technology, e está disponível aqui.
Pessoal, atenção! Exemplo de máscara que muita gente anuncia como PFF2, mas NÃO É!
PFF2 NUNCA VAI TER COSTURA DE LINHA!
CUIDADO! pic.twitter.com/DGxSZ2gwuo
— Estoque PFF – máscaras melhores para TODOS! (@estoque_pff) May 28, 2021