Covid-19: Site colaborativo mapeia locais onde encontrar máscaras de proteção antiviral
Natal, RN 25 de abr 2024

Covid-19: Site colaborativo mapeia locais onde encontrar máscaras de proteção antiviral

31 de maio de 2021
Covid-19: Site colaborativo mapeia locais onde encontrar máscaras de proteção antiviral

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um estudo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) comparou os níveis de proteção de máscaras faciais de diferentes tipos e constatou que a PFF2 (equivalente a N95) pode filtrar até 98% das partículas. Enquanto isso, os modelos de tecido variam entre 20% e 60% da capacidade de proteção.

Diferentes estudos, comprovando a eficácia dos modelos PFF2 e N95 e a necessidade de manter medidas eficazes de proteção contra o coronavírus têm levantado a necessidade de divulgação de locais onde os equipamentos podem ser encontrados.  Com esse propósito, foi criado em fevereiro de 2021 o site PFF para todos, que ajuda a divulgar informações sobre locais e preços de venda do equipamento em cidades de todo o país.

"Tudo que é falado é baseado em estudo científicos e as PFFs não são algo novo. Existem há mais de 30 anos e há farta documentação pré-pandemia da eficácia delas em proteger da inalação de gotículas e aerossóis", explica Pedro Fernandes, um dos fundadores e voluntários do projeto.

No perfil do Twitter @estoque_pff, os organizadores e seguidores divulgam novas ofertas de máscaras e estabelecimentos. Já no @pffparatodos, são divulgadas informações sobre pesquisas relacionadas a eficácia dos equipamentos.

"A pesquisa é feita por nós mesmos. Corremos atrás de estudos científicos de qualidade publicados em revistas conceituadas ou chanceladas por órgãos oficiais, como o CDC (sigla em inglês para Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA) e a OMS", responde Pedro, indicando que profissionais de áreas diversas atuam voluntariamente nas redes sociais e site.

Seguidores e lojistas entram em contato por meio do site ou redes sociais para informar preços e disponibilidade dos produtos. A função da plataforma é a divulgação, ressalta Fernandes. Portanto, segundo o voluntário, não há qualquer relação comercial entre as lojas e o site. Dessa forma, garante o professor de inglês, os organizadores também não julgam preços praticados pelos vendedores.

"A gente acha que ao facilitar o acesso à população, o próprio mercado se regula com a concorrência entre as lojas", adiciona.

Somente nos três primeiros meses, a plataforma já teve mais de um milhão de visitantes e atingiu médias de 80 mil a 100 mil visitantes únicos por semana. O site também tem sido citado nos veículos de comunicação e replicado por diversos profissionais em perfis das redes sociais.

"A gente vê a informação se espalhando e sendo absorvida e replicada por jornalistas, políticos, médicos, cientistas e pessoas em geral no Twitter", conta Pedro.

Ele destaca que os números são atingidos mesmo sem qualquer financiamento ao projeto:

"Tudo voluntário no tempo que sobra entre nossas vidas pessoais e sobrevivendo à pandemia", resume.

O PFF para todos está disponível no link www.pffparatodos.com. No menu 'Estados', clicando em Rio Grande do Norte, é possível localizar ofertas de máscaras em Natal, Parnamirim, Areia Branca, Ceará-Mirim e Mossoró.

O estudo citado no início desta matéria foi publicado em inglês na revista Aerosol Science and Technology, e está disponível aqui.

Pessoal, atenção! Exemplo de máscara que muita gente anuncia como PFF2, mas NÃO É!

PFF2 NUNCA VAI TER COSTURA DE LINHA!

CUIDADO! pic.twitter.com/DGxSZ2gwuo

— Estoque PFF - máscaras melhores para TODOS! (@estoque_pff) May 28, 2021

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.