Projeto prevê regras na instalação de sanitários para pessoas com deficiência em Natal
Natal, RN 23 de abr 2024

Projeto prevê regras na instalação de sanitários para pessoas com deficiência em Natal

3 de maio de 2021
Projeto prevê regras na instalação de sanitários para pessoas com deficiência em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Para incentivar a inclusão social na capital potiguar, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal aprovou, durante reunião virtual nesta segunda-feira (03), um projeto de lei encaminhado pelo vereador Chagas Catarino (PSDB), que dispõe sobre a regulamentação da instalação de vasos sanitários para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no âmbito do município.

A vereadora Júlia Arruda (PCdoB), relatora da matéria, deu parecer favorável, porém, apresentou emenda ao texto.

"Trata-se de uma iniciativa relevante para a promoção da cidadania do público alvo desta política pública. Para contribuir com a proposta, fizemos adequações em alguns pontos da redação, como no artigo que estabelece que vasos comuns devem substituir os sanitários com fenda frontal, haja vista que estes últimos são impróprios para o uso das pessoas com deficiência e apresentam riscos para a integridade física".

Imposto

Na ocasião, o colegiado ainda recebeu o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, para responder sobre as reivindicações do segmento, especialmente as análises dos pedidos de isenção do IPVA  (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

"Temos dado total prioridade ao tema no Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Identificamos, quando assumimos a pasta, a demora na análise de vários processos. Diante deste cenário, criamos uma força-tarefa para resolver o problema e conseguimos oferecer celeridade nas questões relacionadas às isenções de IPVA e ICMS, que é um direito para veículos com valor máximo de R$ 70 mil. Também uniformizamos os procedimentos para melhorar o atendimento das demandas", informou o secretário Carlos Eduardo.

Por fim, o presidente da Comissão, vereador Tércio Tinôco (PP), avaliou o andamento dos trabalhos. "Aprovamos um importante projeto que já estava com parecer pronto e encaminhamos outros três para relatoria. Além disso, a presença do secretário de Tributação do Estado nos ajudou a fazer um diagnóstico da situação de algumas pautas que  interessam a população, especialmente às pessoas com deficiência".

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.