CIDADANIA

Rio Grande do Norte investiga caso suspeito de cepa indiana

O Rio Grande do Norte investiga possível caso da variante indiana de covid-19, linhagem B.1.617. A Secretaria de Estado da Saúde Púbica (Sesap/RN) enviou amostras para a Fiocruz e IEC – Instituto Evandro Chagas, no Pará, nesta segunda-feira (31).

A pessoa está sem sintomas e teve contato com paciente positivo para a nova cepa. O município em que está não foi divulgado.

“O que sabemos é que o resultado deu positivo para covid-19, mas ainda não sabemos se é a variante B.1.617. Ele está isolado, assintomático, está bem. E os seus contactantes também estão sendo monitorados e investigados”, explicou o Thialison Ribeiro, apoio técnico covid-19 da Opas/Sesap.

O Brasil já registrou oito casos confirmados da variante: seis no Maranhão, um no Rio de Janeiro e um em Juiz de Fora. O Ceará teve um caso suspeito descartado, assim como o Distrito Federal, onde o paciente segue sendo investigado mesmo após ter exame negativo para covid-19.

O Rio Grande do Norte registrou até hoje 268.426 casos confirmados da doença e 6.116 óbitos, além de 1.296 suspeitos. As taxas de ocupação de leitos críticos seguem acima dos 90 há pelo menos 3 meses. Às 16h30 desta tarde, era de 96,3%, com 104 pessoas à espera de vaga em UTI.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais