Vacina: ativistas realizam mutirão para garantir laudos a pessoas gordas em Natal
Natal, RN 25 de abr 2024

Vacina: ativistas realizam mutirão para garantir laudos a pessoas gordas em Natal

31 de maio de 2021
Vacina: ativistas realizam mutirão para garantir laudos a pessoas gordas em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Diante da dificuldade em conseguir atestado que comprove IMC maior ou igual a 40, critério de prioridade estabelecido no Plano Nacional de Imunização para vacinação contra a covid-19, as ativistas Carla Nogueira e Cecília Oliveira, do Movimento Fora do Padrão, organizaram um grande mutirão em Natal nesta segunda-feira (31) para assegurar a vacinação de pessoas gordas.

O Fora do Padrão surgiu em setembro de 2018 como um bazar, desde então, tem crescido na cidade promovendo palestras em eventos, sempre pautando o empoderamento feminino e o combate à gordofobia. A ação foi inspirada no mutirão feito pela ativista de Fortaleza (CE), Carol Zacarias, que conseguiu atender mais de 200 pessoas. O grupo potiguar tem feito a articulação por meio de grupos no WhatsApp e disponibilizou formulário eletrônico para que as pessoas que se enquadram nesta prioridade possam se cadastrar.

No formulário, as pessoas preenchem seus dados (telefone, peso e altura), para que assim o grupo possa levantar o quantitativo de pessoas que precisam ser atendidas. As pessoas que atenderem ao critério de IMC maior ou igual a 40 serão convocadas para uma ação presencial que será realizada no Estúdio Carlota (localizado na Sete de Setembro, 3329 - loja B - Candelária, Natal), nesta segunda-feira (31) das 16 às 18h.

No local, as pessoas serão pesadas, medidas e terão seu IMC calculado para conferir se os dados do formulário batem, aquelas que estiverem aptas a receber o atestado, passarão para atendimento com médicos voluntários colaboradores da ação e receberão o documento. A ação é gratuita.

De acordo com Cecí Oliveira, a ação surgiu devido à sua própria luta em busca do laudo médico. “Apesar da vacinação das pessoas gordas com IMC maior ou igual a 40 estar prevista no Plano Nacional de Imunização, o que temos visto a nível nacional é a dificuldade de acesso a esse direito. Para conseguir meu laudo, eu tive que lidar com negligência médica e diversas negativas. Minha companheira de luta no Fora do Padrão, a Carlota Nogueira, conseguiu recentemente vencer o covid-19, o que é uma benção, mas muitas outras pessoas perderam amigos, parentes, amores. Então, estamos aqui na luta, tentando mobilizar as pessoas para combater a gordofobia e garantir este direito à vida”, declara a comunicadora.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.