Familiares e amigos de Gabriel fazem ato neste sábado (5) e cobram resposta um ano depois de assassinato de jovem negro 
Natal, RN 19 de abr 2024

Familiares e amigos de Gabriel fazem ato neste sábado (5) e cobram resposta um ano depois de assassinato de jovem negro 

4 de junho de 2021
Familiares e amigos de Gabriel fazem ato neste sábado (5) e cobram resposta um ano depois de assassinato de jovem negro 

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Neste sábado (5) vai fazer um ano de que o jovem Giovanne Gabriel de Souza Gomes, de 18 anos, foi assassinado a caminho da casa da namorada, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. Familiares e amigos vão utilizar a data de maneira simbólica para homenagear o jovem e pedir justiça pela sua morte, a partir das 15h. O grupo vai sair em cortejo do Terminal do ônibus 59 (bairro Guarapes) e vai seguir até a praça Guarapes, onde o ato será encerrado com atividade cultural.

Sábado, dia 5 de junho, faz um ano que assassinaram meu filho covardemente, sem nenhuma chance de defesa. No dia 7 vai ter audiência, o juiz vai ouvir os policiais. Esse ato é uma homenagem ao meu filho porque toda a população e a justiça já sabem que eles são os culpados, não tem mais como esconder, são muitas provas contra eles. Nós exigimos justiça”, desabafou Priscila Souza, mãe de Gabriel, que será entrevista, ao vivo, no programa Balbúrdia desta sexta (4), a partir das 18h.

Negro, com 18 anos e morador da periferia, Gabriel teria sido assassinado por policiais militares ao ser confundido com um assaltante, segundo a investigação da Polícia Civil. O caso é só um exemplo do extermínio que vêm ocorrendo no país, como pode ser constatado no levantamento feito pelo Atlas da Violência de 2020, que aponta um crescimento de 11,5% de assassinatos de negros nos últimos 10 anos. No Rio Grande do Norte, jovens com idades entre 15 e 29 anos representam quase 60% das vítimas de homicídios. Negros têm quatro vezes mais chances de serem mortos.

Parte da ação que resultou na morte de Gabriel teria sido acompanhada por populares que avisaram à mãe, que o filho dela foi pego quase em frente à casa da namorada, em Parnamirim. Gabriel desapareceu no dia 5 de junho e seu corpo só foi encontrado no dia 14, em avançado estado de decomposição, no município de São José de Mipibu. No dia do desaparecimento de Gabriel, foi registrado o roubo de um carro, encontrado no bairro de Emaús, em Parnamirim.

▶️ O Balbúrdia é transmitido ao vivo, a partir das 18h, no canal do YouTube da agência Saiba Mais 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.