Governadores projetam conclusão da vacinação para outubro, mas RN pode estar imunizado um mês antes
Natal, RN 29 de mar 2024

Governadores projetam conclusão da vacinação para outubro, mas RN pode estar imunizado um mês antes

23 de junho de 2021
Governadores projetam conclusão da vacinação para outubro, mas RN pode estar imunizado um mês antes

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com uma nova classificação mundial da pandemia do novo coronavírus prevista para o mês de outubro, os governadores dos diferentes estados de todo o país querem garantir que, até lá, seja concluída a imunização da população contra a covid-19 para que o Brasil saia do patamar de alto risco em que se encontra atualmente.

A estimativa de que o processo de vacinação contra a covid-19 seja concluído até o mês de outubro, foi estipulada durante o Fórum dos Governadores do Brasil realizado, em formato virtual, nesta terça (22). Apesar da meta coletiva, para concluir o processo de vacinação, além do trabalho em conjunto entre os estados, será preciso que o Ministério da Saúde confirme o cronograma de distribuição de vacinas previsto para o segundo semestre.

Foto: Sandro Menezes/ Assecom RN

No caso do Rio Grande do Norte, a estimativa feita pela Governadora Fátima Bezerra (PT) é de que a imunização seja concluída até um mês antes, ainda em setembro. Atualmente, o RN tem cerca de 36% do público-alvo (1.083.590 pessoas) totalmente imunizado, que é a população convocada até a atual fase de vacinação. Com mais de três milhões de habitantes (3.534.165), o Estado tem mais de um milhão de pessoas vacinadas (1.047.652), sendo que 401.435 foram vacinadas com as duas doses, de acordo com a plataforma de monitoramento RN + Vacina.

O Consórcio Nordeste já adquiriu o primeiro lote da vacina Sputnik V, que deve chegar no final deste mês com cerca de 900 mil doses. Além disso, há previsão de entrega de mais 10 milhões em julho, 20 milhões em agosto e 17 milhões em setembro. A expectativa dos governadores é de que aumente a oferta de vacinas no mercado com a entrada da Butanvac, produzida pelo Butantan, com potencial produtivo de 1 milhão de doses por dia. Durante o Fórum, também foram discutidas outras pautas comuns aos estados, como a utilização de diferentes vacinas, com a inclusão da Janssen e da Sputnik, além dos projetos econômicos relacionados ao ICMS e à necessidade de uma reforma tributária.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.