Ion de Andrade: “A gente precisa fazer a revolução nas cidades”
Natal, RN 20 de abr 2024

Ion de Andrade: “A gente precisa fazer a revolução nas cidades”

30 de junho de 2021
Ion de Andrade: “A gente precisa fazer a revolução nas cidades”

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

“A revolução nas cidades é a inclusão social das maiorias que vêm desde a escravidão e continuam nas senzalas”. Este é o desafio do pós-pandemia na avaliação do médico epidemiologista e professor, Ion de Andrade.

Em entrevista ao Balbúrdia desta terça-feira, 29, ele disse que a chave de leitura para entendermos o que vem depois da pandemia é a marca da nossa sociedade. “A gente vive no Brasil a invisibilidade dos mais pobres”, afirmou.

Para Ion de Andrade, a sociedade precisa entender que as desigualdades que estão postas hoje “e que compõem um certo velho Brasil pré-pandemia” não podem se perpetuar.

“O pós-pandemia deveria representar uma virada na nossa sociedade capaz de enfrentar os problemas que são prioritários para o povo”, ressaltou.

A questão central apontada por Ion é que nossas periferias vêm sendo abandonadas continuamente de equipamentos coletivos que possam oferecer às comunidades o preenchimento do tempo com atividades construtivas. “O Apartheid é o que alimenta a sociedade em que vivemos”.

O médico epidemiologista também falou sobre o quadro atual do Rio Grande do Norte na pandemia, a perspectiva “da gente ter um controle da pandemia em novembro, levando em consideração a questão da vacinação”, e a desigualdade na distribuição de vacinas em Natal, “indícios de uma gestão que privilegia uma parte da cidade”.

Confira entrevista na íntegra.

https://www.youtube.com/watch?v=_qJb-lXQPy8&t=472s

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.