Natal inicia vacinação contra covid-19 de trabalhadores da educação na segunda-feira
Natal, RN 28 de mar 2024

Natal inicia vacinação contra covid-19 de trabalhadores da educação na segunda-feira

3 de junho de 2021
Natal inicia vacinação contra covid-19 de trabalhadores da educação na segunda-feira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A vacinação contra a covid-19 dos profissionais de educação está autorizada e 25 mil imunizantes já foram distribuídos aos municípios do Rio Grande do Norte na quarta-feira (2). Natal recebeu 5.190 doses da Astrazeneca Oxford/Fiocruz, mas a campanha para esse público ficou para a próxima segunda-feira (3).

Antes disso, a Prefeitura pretende finalizar a vacinação de pessoas com deficiência permanente, sem comorbidades, a partir dos 18 anos de idade, público alvo imunizado neste feriado (3).

A Secretaria Municipal de Saúde informou que na sexta-feira (4) a equipe técnica vai se reunir com membros da Secretaria Municipal de Educação para construírem juntos a melhor estratégia dos trabalhadores das escolas. O Plano Nacional de Imunização já prevê que profissionais de creches e pré-escolas em áreas de maior vulnerabilidade sejam os primeiros.

Mossoró começou na segunda-feira (31) essa etapa. No município já podem tomar a primeira dose da vacina professores, membros da direção, coordenação, supervisão escolar, vigilantes e ASGs. Basta apresentar documento com foto e declaração da instituição de ensino que afirme a condição e a lotação na unidade. Os municípios devem avançar para o próximo nível de ensino quando finalizar todos os trabalhadores do nível anterior.

Na quarta-feira (2), a governadora Fátima Bezerra sancionou a lei que inclui os profissionais da educação, do ensino básico ao superior, das redes pública e particular, no grupo prioritário do Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. O autor da lei é o deputado estadual Francisco do PT.

O dirigente do do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), professor Bruno Vital, disse que a categoria está comemorando a conquista.

“Com o início da vacinação a perspectiva é que estejamos em breve imunizados e à disposição para o retorno presencial. Vão estar pendentes apenas a organização das escolas e o controle da pandemia, que os governos estadual e municipais devem enfrentar”, declarou o professor.

Todos os trabalhadores da comunidade escolar foram incluídos no PNI no dia 27 de maio, após diversos pedidos da classe e de governadores. O Sinte publicou na terça-feira (1º) uma nota de agradecimento aos que apoiaram a causa, em especial à governadora Fátima Bezerra, que liderou as articulações nacionais em prol dessa vacinação, além do deputado Francisco e da vereadora Divaneide Basílio, autora de lei municipal, em vigor desde 27 de abril, que visa a imunização desses trabalhadores.

“Somando-se à luta do Sinte/RN e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), esses apoios foram importantes instrumentos, pois ajudaram a pressionar ainda mais o Ministério da Saúde”, diz o texto do sindicato. “Uma vitória tão importante precisa ser “festejada”. O nosso muito obrigado a todos e todas!”, completa.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.