Somente quatro clubes de futebol do RN celebraram o Dia do Orgulho LGBT
Natal, RN 29 de mar 2024

Somente quatro clubes de futebol do RN celebraram o Dia do Orgulho LGBT

29 de junho de 2021
Somente quatro clubes de futebol do RN celebraram o Dia do Orgulho LGBT

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No último 28 de junho, foi celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Organizações, empresas e marcas do mundo todo aproveitam a data para se posicionar favoráveis à igualdade de direitos e ao respeito às pessoas que manifestam as mais diversas orientações sexuais e de gênero. O segmento esportivo ainda é um dos mais suscetíveis ao preconceito contra esse público, e se torna ainda mais relevante quando representantes das modalidades dedicam espaço a lembrar da data.

De acordo com o Coletivo Nacional de Torcidas LGBTQ - Canarinho Arco-íris, nesta segunda-feira, pelo menos 88 clubes de futebol brasileiros se manifestaram em favor do Dia do Orgulho. Destes, apenas quatro times potiguares fizeram publicações nas redes sociais com o tema: ABC, América, Potiguar de Mossoró e Potyguar Seridoense. A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) registra 25 clubes atuantes no estado.

O ABC Futebol Club publicou uma foto do estádio oficial do time, o Estádio Maria Lamas Farache, com uma bandeira nas cores LGBTQIA+ erguida e legenda explicando que preconceito, intolerância, homofobia e transfobia são "gol contra!".

O América Futebol Clube, de Natal resumiu que "o preconceito não tem vez" no time.

O Potiguar de Mossoró abriu espaço para se posicionar contra a homofobia e a transfobia. "Somos Todos Iguais! Caminhemos juntos por um mundo melhor", afirma o post de segunda-feira, 28.

O Potyguar Seridoense, time de Currais Novos, também agregou ao símbolo do clube uma mensagem de respeito e apoio à causa. "No Dia do Orgulho LGBTQIA+, o Leão deseja que o mundo seja um lugar seguro para todos amarem e se expressarem sem medo!", lançou a publicação.

Dos clubes que estão na série A, somente Athletico Paranaense e Ceará não dedicaram nenhum post à data. Na série B, o número aumenta para cinco: Coritiba, Goiás, Guarani, Londrina e Vila Nova sem posicionamento, segundo atualização feita até às 11h desta terça-feira, 29.

Pelo menos 88 clubes brasileiros se manifestaram contra todas as formas de preconceito no Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho. O levantamento foi feito pelo Coletivo Nacional de Torcidas LGBTQ - Canarinhos Arco-Íris. Fonte: Divulgação.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.