Cadastro para xepa da vacina contra covid-19 começa na quinta-feira em Natal
Natal, RN 28 de mai 2024

Cadastro para xepa da vacina contra covid-19 começa na quinta-feira em Natal

20 de julho de 2021
Cadastro para xepa da vacina contra covid-19 começa na quinta-feira em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Seis meses após iniciada a imunização contra a covid-19 no Rio Grande do Norte, Natal começa a xepa da vacina – uma estratégia usada para evitar desperdício de doses que sobram nos frascos ao final de cada dia. O cadastro de quem quer se candidatar a receber essas vacinas começa na próxima quinta-feira (22).

O método foi autorizado pela lei N º 7.170, de autoria da vereadora Divaneide Basílio (PT) e sancionada pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB) nesta terça-feira (20).

Pessoas a partir de 18 anos que morem no entorno de uma das unidades básicas de saúde que vacinam contra a covid-19 ou próximo a um dos quatro drives podem se dirigir a esses locais e registrar interesse.

Caso haja sobra de vacina, a equipe do ponto de vacinação fará contato telefônico pedindo o comparecimento da pessoa em até 20 minutos para receber o imunizante. As salas de vacinação das 35 UBS funcionam até as 15h. Havendo sobra de imunizante, a UBS vacinará até 15h30. Os drives funcionam até as 16h e, se houver doses disponíveis, até as 16h30.

Vários municípios pelo país já adotam a xepa. Cada vacina possui um tempo de validade específico depois de aberta: Pfizer e Janssen podem ser conservadas por até seis horas, a CoronaVac por até oito e a da Oxford/AstraZeneza por 48 horas. Cada frasco contém 10 injeções.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.