Caravana das Pretas: Vereadora do PT percorre bairros de Natal com ações direcionadas a mulheres negras da periferia
Natal, RN 19 de abr 2024

Caravana das Pretas: Vereadora do PT percorre bairros de Natal com ações direcionadas a mulheres negras da periferia

25 de julho de 2021
Caravana das Pretas: Vereadora do PT percorre bairros de Natal com ações direcionadas a mulheres negras da periferia

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A vereadora de Natal Brisa Bracchi (PT) vem percorrendo bairros da periferia da cidade com ações direcionadas a mulheres negras. A iniciativa foi batizada de “Caravana das Pretas” e dialoga com o 25 de julho, data que marca o Dia Nacional de Tereza d Benguela e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

O percurso inclui bairros das quatro zonas de Natal. A caravana já passou pela Vila de Ponta Negra, na Zona Sul; Planalto, na Zona Oeste; e Santarém e Potengi, na Zona Norte. Essa semana o projeto tem como destino os bairros das Rocas e Cidade Alta, ambos na Zona Leste. O encerrando acontece na sexta-feira (30), na recém-criada Ocupação Valdete Guerra, no Planalto, onde moram atualmente mais de 200 famílias de sem teto que lutam por moradia digna na capital.

Na passagem pela Vila de Ponta Negra, a moradora Lia Araújo destacou a importância da agenda.

“A caravana se torna importante porque é o momento que a parlamentar dedica para a escuta mais específica das cidadãs que menos tem representação política. Ir às comunidades e saber que existem mulheres com dificuldades, seja de emprego e renda ou de acesso à saúde básica, e que elas têm reivindicações importantes para toda a periferia é o papel de alguém que foi escolhido para isso”, afirma Lia, ativista da Marcha Mundial das Mulheres e do Coletivo Enegrecer.

Caravana das Pretas está percorrendo bairros periféricos das quatro zonas da cidade / foto: Luana Tayze

Durante as ações nos bairros, a parlamentar que exerce o primeiro mandato conversa com mulheres negras sobre a realidade, questões de gênero e de raça no município, além de visitar, conhecer e dar visibilidade a experiência das moradoras periféricas.

"Tão importante quanto tomar a decisão de ter um mandato participativo é quem serão essas vozes ouvidas e nós decidimos trazer as mulheres negras para o centro. Se em tempos de Brasil genocida mulheres negras apontam a direção, em tempos de uma Natal com mais famílias em situação de rua, com aumento da pobreza e com um projeto de Plano Diretor da cidade prestes a ser debatido na Câmara, as diversas experiências e realidades das mulheres negras devem orientar nossa prática política, por isso construímos a Caravana das Pretas", destaca Brisa Bracchi.

A caravana faz parte do “Julho das Pretas”, uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras, voltada para o fortalecimento da luta contra o machismo e o racismo nas diversas esferas da sociedade.

O Julho das Pretas foi criado aqui no Brasil em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra que promove discussões e ações direcionadas à vida das mulheres negras no país.

Calendário oficial

Em março deste ano, o mandato da vereadora Brisa protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal de Natal, instituindo para que o Julho das Pretas faça parte do calendário oficial do Município de Natal.  Além disso, com a aprovação do PL, fica determinado que anualmente, no mês de julho,  o Poder Executivo Municipal implemente campanhas com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população natalense quanto a necessidade de superação das desigualdades de gênero e raça, colocando em evidência uma agenda política das mulheres negras.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.