Podcast resgata cena do Heavy Metal em Natal das últimas décadas
Natal, RN 23 de abr 2024

Podcast resgata cena do Heavy Metal em Natal das últimas décadas

9 de julho de 2021
Podcast resgata cena do Heavy Metal em Natal das últimas décadas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As figuras que ajudaram a construir a cena do rock em Natal, assim como os clássicos produzidos no período, podem ser revisitados no Natal Metal, podcast que já vai no 18º programa e está disponível em várias plataformas de streaming. O projeto começou depois de um edital da rádio universitária para produção de conteúdo, lançado em 2019.

“Sempre quis fazer programa de rádio sobre a cena underground do heavy metal no Rio Grande do Norte, que tem mais de 30 anos de existência e com atores ativos até hoje. O programa tem sempre um entrevistado. Pode ser um produtor musical, membro de banda ou agitador cultural, enfim, alguém que tenha vivido esse tempo pra contar essa história. É uma forma de fazer esse resgate histórico e dar minha contribuição, já que nunca produzi um show, nem toquei em banda”, conta Daniel “Dose” Bernardo, diretor do podcast e responsável pelas entrevistas.

As primeiras gravações começaram antes da pandemia da covid-19 e por causa da situação na saúde, as gravações do podcast chegaram até a ser suspensas, foram retomadas em março de 2021 de maneira presencial, mas com a segunda onda da covid e a demora do Governo Federal para iniciar a vacinação, o Natal Metal passou a ser gravado de forma remota.

Galera do podcast Natal Metal em uma das gravações

Já passaram pelo programa: Flávio Horroroso, produtor musical, técnico de som e guitarrista das bandas Expose Your Hate e Son Of A Witch; Cláudio Slayer, baixista das bandas Expose Your Hate, Open The Coffin, Son Of a Witch, Deuszebul, Agoniza, Vermiiss e do projeto Tenfold Vengeance; Paulo Dantas, músico que passou por várias bandas da história do metal potiguar, como Twilight Fire e Symetria; Hervall Padilha, lenda do rock no RN que passou por várias bandas desde a década de 80, como Insane Death, Hardwind e A Máquina, e que hoje é o frontman do Comando Etílico; além de figuras como Alex Duarte, Sidia Najara, Marcio Pigmeu, Adriano Dio, João Felipe, Ariadne Mendes, George Rocha, Rafael Borges, Thiago "Jajo" Marinho, Rômulo Venceslau, o próprio Daniel “Dose”, Alexandre Guimarães e Mirella Jambo. Nessa 18ª edição, o Natal Metal traz Herman Souza, guitarrista e vocalista do NightBreath, que também fez parte da Expose Your Hate e Sanctifier. Herman ainda criou o primeiro home estúdio dedicado ao Heavy Metal e Hardcore no estado.

Daniel “Dose”, diretor do podcast

“Hoje temos uma boa cena com bandas lançando material constantemente e que são representantes mundiais do estilo, como Expose Your Hate, Sanctifier e Son Of a Witch. São bandas antigas que seguem na ativa e são muito importantes regionalmente como o Deadly Fate e o Sodoma, que voltou agora nos últimos dois anos. Não temos como ter muita gente numericamente, porque Natal não é uma cidade muito grande comparada a outras capitais, mas tivemos muita força na qualidade e união de seus representantes. Comparada a metrópoles próximas, per capita, somos muito mais fortes, sem querer diminuir a qualidade das outras. Estamos sempre lançando muita coisa boa. Temos uma coletânea do estado, o Natal Metal Compilation, que está na 4ª edição com bandas nos mais variados estilos e segmentos”, avalia Daniel Dose.

O podcast Natal Metal tem execução garantida até o final deste ano, com veiculação, também, pela rádio Universitária (88,9FM). O programa, criado entre amigos, é executado por Daniel "Dose" Bernardo, Rafael Borges, Paulo Dantas e Thiago Marinho.

https://open.spotify.com/show/0Dw4GpDhEU5cSW356XMnIX

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.