Tribunal de Justiça derruba decisão de 1ª instância e libera Governo do RN para fazer compras via Consórcio Nordeste
Natal, RN 19 de abr 2024

Tribunal de Justiça derruba decisão de 1ª instância e libera Governo do RN para fazer compras via Consórcio Nordeste

21 de julho de 2021
Tribunal de Justiça derruba decisão de 1ª instância e libera Governo do RN para fazer compras via Consórcio Nordeste

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A 2ª Vara da Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte derrubou, por unanimidade, uma decisão de 1ª instância que proibia o envio de recursos do Estado para o Consórcio Nordeste. Com isso o Governo do RN fica liberado para fazer pagamentos, como no caso da compra da vacina Sputinik V.

A desembargadora Maria Zeneide Bezerra foi a relatora do processo. Em seu voto, ela argumentou que a decisão anterior prejudicava o governo estadual porque diminuía seu poder de barganha na negociação de compras.

... é natural do mercado o princípio segundo o qual quanto maior a aquisição, menor é o valor de venda das mercadorias. (…). Por fim, também induvidoso o prejuízo causado ao interesse coletivo, razão de existir do Estado, eis estar sendo impedido de adquirir material de enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus em maior quantidade e com preços mais atrativos, circunstância a reforçar a conclusão de que a medida judicial combatida não é dotada de razoabilidade”, traz um trecho do documento.

O Rio Grande do Norte é um dos estados que vai receber doses da vacina russa Sputinik V, comprada por meio do Consórcio Nordeste. A chegada da carga em Recife está programada para a próxima semana. Serão 1,1 milhão de doses da vacina contra a covid-19 que serão distribuídas aos demais estados que integram o Consórcio Nordeste, Além do RN, também irão receber os imunizantes os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe.

Relembre o caso

Em julho de 2020, os deputados estaduais Kelps Lima, Cristiane Dantas e Allyson Bezerra, todos do Solidariedade, pediram em uma ação popular que o Governo do RN fosse proibido de fazer qualquer repasse financeiro ao Consórcio Nordeste até que o executivo estadual fizesse o ressarcimento de R$ 4,9 milhões que teriam sido usados pelo Consórcio para a compra de respiradores mecânicos. Porém, a empresa Hempcare Pharma Representações não fez a entrega dos equipamentos.

A liminar que proibia o governo estadual de fazer os repasses foi concedida pelo juiz Luiz Alberto Dantas Filho, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.