UERN aprova título honoris causa a educador Paulo Freire
Natal, RN 20 de abr 2024

UERN aprova título honoris causa a educador Paulo Freire

27 de julho de 2021
UERN aprova título honoris causa a educador Paulo Freire

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aprovou, na segunda-feira (26), a concessão dos títulos Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa, Professor Emérito e do Diploma de Mérito Administrativo ao educador Paulo Freire, que completaria 100 anos em 2021.

As quatro honrarias foram aprovadas pelo Conselho Universitário (Consuni) e serão concedidas, in memorian, durante a Assembleia Universitária de 53 anos da Uern, em setembro. Paulo Freire nasceu em em Recife, em 1921, e morreu em 1997.

O educador Paulo Freire tem uma relação estreita com o Rio Grande do Norte. Em 1963, em Angicos, município 180 quilômetros de Natal, ele colocou em prática o famoso método pedagógico para adultos que, em 40 horas, alfabetizou 300 pessoas no interior potiguar. Até aquela data, o projeto era feito de maneira incipiente em Recife e ganhou visibilidade nacional após a experiência no RN.

- Fazer com que os participantes aprendessem a ler e a escrever e, ainda por cima, viessem a se politizar em 40 horas constituíam os objetivos fundamentais da experiência. Isso despertou enorme curiosidade, motivo pelo qual o trabalho de Freire e dos estudantes do Rio Grande do Norte correu o mundo. Em Angicos estiveram presentes observadores, especialistas em educação e jornalistas não somente dos principais meios de comunicação do Brasil, como do exterior. Para lá se deslocaram, por exemplo, representantes do New York Times, do Time Magazine, do Herald Tribune, do Sunday Times, do United e da Associated Press, do Le Monde. Finalmente, o próprio presidente João Goulart, junto com Aluizio Alves, governador do Rio Grande do Norte, compareceu ao encerramento das atividades dos Círculos de Cultura, na distante data de 2 de abril de 1963”, escreveu o cientista social e professor da UFRN José Willington Germano, no texto "As 40 horas de Angicos".

Com mais de 35 títulos em diversas universidades do Brasil e do mundo, Paulo Freire é o patrono da Educação brasileira, título concedido pelo governo Dilma Rousseff.

Mais personalidades premiadas 

Além de Paulo Freire, a UERN também vai conceder títulos a outras personalidades. Francisco Agripino de Alcaniz, poeta de Assú, mais conhecido como Chico Traíra, será agraciado com o título de Professor Honoris Causa. Já o título de Professor Emérito será conferido à professora aposentada Maria Ivonete Soares Coelho. Também foi votado pelo Consuni o Diploma de Mérito Administrativo, que será concedido à técnica de nível superior Hulda Nunes da Paz Bezerra (in memorian).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.