DEMOCRACIA

Agência Saiba Mais celebra 4 anos e debate o “Jornalismo e o combate ao discurso de ódio”

A agência Saiba Mais celebra 4 anos nesta terça-feira (31) e realiza ao longo de quatro dias uma série de entrevistas com foco no “Jornalismo e o combate ao discurso de ódio”. As entrevistas irão ao ar até sexta-feira (3), sempre a partir das 18h, durante edições especiais do Balbúrdia, o programa diário da agência Saiba Mais no youtube.

A violência contra os jornalistas é o tema do primeiro bate-papo. Os convidados são a vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Samira de Castro e o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte Alexandre Othon. Relatório divulgado em dezembro de 2020 pela Fenaj apontou o aumento de 110% da violência contra a categoria. Um detalhe que chama ainda mais a atenção para o problema: 40% dessas agressões partiu do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

Na quarta-feira (1º), o tema é “As novas práticas jornalísticas no combate ao monopólio da mídia”, com Jéssica Moreira, diretora institucional do coletivo Nós, Mulheres da Periferia. Na quinta-feira (2), a entrevista é sobre o projeto de lei que tramita no Senado Federal e trata das Fake News. O que está em debate realmente nessa proposta ? Para falar sobre esse tema convidamos uma especialista no assunto, a jornalista e coordenadora do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé Renata Mieli.

E encerrando a semana, o bate-papo será sobre o jornalismo na perspectiva do novo mundo do trabalho. Nossa equipe aguarda confirmação da convidada.

Quem somos 

A Agência Saiba Mais foi ao ar pela primeira vez em 31 de agosto de 2017, fundada por quatro operários da comunicação: Daniel Duarte, Iano Flávio, Rafael Duarte e Vlademir Alexandre. É a primeira agência de reportagem e jornalismo independente do Rio Grande do Norte, com foco na defesa da Democracia, dos Direitos Humanos e da Justiça Social. Atualmente, a equipe da agência Saiba Mais é formada por Rafael Duarte, Cledivânia Pereira, Jana Sá, Mirella Lopes, Isabela Santos e Rose Serafim.

Você pode apoiar o jornalismo independente da agência Saiba Mais fazendo uma assinatura ou doação. Contribua aqui e financie o jornalismo que representa você.

Confira a programação dos 4 anos da agência Saiba Mais “Jornalismo e o combate ao discurso de ódio”:

Terça-feira, 31 de agosto
Violência contra os jornalistas
Samira de Castro (Fenaj)
Alexandre Othon (SindJor)

Quarta-feira, 1º de setembro
As novas práticas jornalísticas no combate ao monopólio da mídia
Jéssica Moreira (Nós mulheres da Periferia)

 Quinta-feira, 2 de setembro
PL das fake news: o que está em debate ?
Renata Mielli (Barão de Itararé)

Sexta-feira, 3 de setembro
O jornalista e o novo mundo do trabalho ?

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"