Cadastro para “xepa” da vacina passa a ser feito online em Natal
Natal, RN 27 de mai 2024

Cadastro para “xepa” da vacina passa a ser feito online em Natal

11 de agosto de 2021
Cadastro para “xepa” da vacina passa a ser feito online em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A partir desta quarta-feira, 11, pessoas que tenham interesse em serem vacinadas com as doses que sobram dos imunizantes contra a Covid-19 podem se inscrever por meio do portal Natal Vacina.

Antes, o cadastro era feito somente de forma presencial nos pontos de vacinação da capital potiguar. Agora, o pedido de inscrição passa a ser feito exclusivamente pela internet.

“Agora, utilizando qualquer dispositivo com acesso à internet, o cidadão vai poder realizar seu cadastramento, sem precisar se deslocar”, destaca a secretária de planejamento Joanna Guerra sobre a mudança.

Os cidadãos inscritos para a “xepa” devem ficar atentos ao possível contato do posto de vacinação ao qual vinculou o cadastro. O mais indicado, explica o secretário municipal de saúde George Antunes, é que o usuário indique na inscrição um dos pontos mais próximos à própria residência, para que possa comparecer ao local dentro de 20 minutos após ser acionado para tomar a vacina.

O termo “xepa” se refere às sobras de doses da vacina de cada dia. Alguns fabricantes têm prazo curto de validade dos imunizantes após abertura do frasco. É o caso da Pfizer e da Coronavac, por exemplo, que têm limite de apenas seis horas após abertura da ampola.

A lei que regulamenta o uso das sobras de imunizantes, de autoria da vereadora Divaneide Basílio (PT), foi sancionada em 20 de julho, após mais de um mês de aprovação em caráter de urgência na Câmara Municipal.

A legislação municipal permite que as equipes de saúde apliquem sobras de vacinas em pessoas com mais de 18 anos e que moram no entorno das unidades de saúde, mesmo que elas estejam fora da lista de prioridades e dos grupos vacinados no momento.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.