Fabiano Leitão, o TromPETISTA, é detido durante desfile militar em Brasília
Natal, RN 29 de mar 2024

Fabiano Leitão, o TromPETISTA, é detido durante desfile militar em Brasília

10 de agosto de 2021
Fabiano Leitão, o TromPETISTA, é detido durante desfile militar em Brasília

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Fabiano Leitão, que é conhecido nas redes sociais como TromPETISTA, foi preso na manhã desta terça-feira (10) em Brasília. Segundo veículos de imprensa nacional, ele foi detido após ser impedido de se manifestar com seu instrumento durante a passagem do comboio militar, organizado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o site Fórum, Fabiano participava de um ato contra a passagem dos militares pela Praça dos Três Poderes quando foi impedido de tocar seu trompete e foi preso por um militar do Exército.

Ele foi liberado em seguida ao assinar um termo circunstanciado. Fabiano vai responder processo no Juizado Especial Criminal de Brasília. O trompete foi danificado durante a abordagem.

Quem é Fabiano Leitão
Fabiano Leitão é natural de Brasília, mas filho e marido de duas piauienses. Na juventude, quando começou a entender a política, eram recorrentes as cenas de crianças “trocando” areia por esmolas nas estradas do interior do Nordeste. Para o trompetista, é preciso sempre relembrar histórias como essas para que as pessoas não esqueçam

Em 2019, a Agência SAIBA MAIS fez uma entrevista com Fabiano Leitão - com texto de Rafael Duarte. "Minha formação política vem da minha mãe que viajava por Teresina, ela levava os mantimentos, arroz, feijão… naquela época, antes do Lula, a gente via crianças esqueléticas nas estradas do Nordeste, as crianças jogando areia e os carros atirando moeda, era na época do soro caseiro. Mas o pessoal não tem memória e infelizmente nesse país a gente precisa lembrar isso. Essa moleca que está nas universidades não viveu isso, né ? Não conhece os anjinhos, que eram caixões azuis e rosas de crianças que morriam todos os dias no Nordeste brasileiro e o Lula salvou esse povo todo. Por isso a gente ama tanto esse cara”, afirmou à época.

Leia a íntegra da reportagem do SAIBA MAIS 
Fabiano, o trompetista de Lula que a Rede Globo odeia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.