Hoje tem quartelada? Tem sim senhor!
Natal, RN 18 de mai 2024

Hoje tem quartelada? Tem sim senhor!

10 de agosto de 2021
Hoje tem quartelada? Tem sim senhor!

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Junte masculinidade frágil e tóxica + incapacidade total + desejo quase sexual por autoritarismo e um golpe militar. A soma desses fatores se chama Jair Bolsonaro, a criatura que ocupa a presidência da República, como já disse por aqui, beneficiado que foi por um golpe midiático-jurídico-parlamentar que afastou do poder uma presidenta honesta e prendeu sem provas quem liderava as pesquisas para presidente.

Mas esqueçamos esse desabafo e o passado e vamos ao presente: Hoje, terça 10 de agosto, segundo a jornalista Thaís Oyama, do UOL, o despresidente resolveu reunir um comboio de veículos blindados, incluindo tanques de guerra e lança-mísseis, para percorrer a Esplanada dos Ministérios e estacionar em frente ao Palácio do Planalto. A Marinha confirmou que se trata do itinerário de blindados que saíram do Rio de Janeiro em direção a Brasília, onde participarão de um treinamento em Formosa-GO. Coincidentemente, param em Brasília no mesmo dia está marcado a votação da PEC do voto impresso no Congresso. Enfim, o bolsonarismo sempre achando que somos todos idiotas, e talvez sejamos mesmo.

O que chama a atenção é Bolsonaro e militares do naipe de Heleno e Braga Netto acharem que esse tipo de expediente "vai colar" em pleno 2021. A exibição performática de tanques na rua fazia sentido em 1964, tempos de Guerra Fria e quando não existia Globalização nem Internet. Neste 10 de agosto de 2021 o "desfile" de blindados, se realmente acontecer, já que o desgoverno Bolsonaro também é feito de recuos, vai se assemelhar mais a uma quartelada do que a qualquer outra coisa. Claro que o simbolismo dos tanques é desagradável para quem tem apreço pela democracia e vai instigar os instintos mais primitivos dos bolsominions, mas, na prática vai dar em quase nada. Talvez até faça setores da mídia, da política e do mercado verem que é impossível colocar Bolsonaro e Democracia na mesma frase.

O jornalista Reinaldo Azevedo, sempre afiado, escreveu que "Milicada no Planalto na semana da possível votação da PEC do voto impresso é coisa de quem está isolado. É claro q pretende ser ameaça da dupla Bolsonaro e Braga Netto". Verdade. Bolsonaro está visivelmente assustado e, como já sabemos, quando intimidado ele reage de maneira agressiva. Sua exibição de tanques nas ruas será um prato cheio para interpretações psicanalíticas.

Na verdade, o autodenominado imbroxável e incomível precisa há muito de terapia para sair da eterna fase anal (vide Freud) que vive como tiozão imbecil de churrasco. Depois da terapia, a cadeira, que é onde miliciano, corrupto, genocida tem de estar. Até lá, assistiremos à moda do seu ídolo e love Donald Trump, que se encaminha para a lata de lixo da História, performances de cunho autoritário como esta dá hoje, e como foi a invasão ao Capitólio nos EUA.

Como a de lá, a daqui não deverá resultar em nada a não ser no desprezo da comunidade internacional e ridículo.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.