Covid-19: Nordeste e Norte receberam menos vacinas com critérios adotados pelo Ministério da Saúde
Natal, RN 24 de abr 2024

Covid-19: Nordeste e Norte receberam menos vacinas com critérios adotados pelo Ministério da Saúde

9 de agosto de 2021
Covid-19: Nordeste e Norte receberam menos vacinas com critérios adotados pelo Ministério da Saúde

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Nordeste e Norte do país são as regiões mais prejudicadas na distribuição de vacinas contra a covid-19. Os estados dessas duas áreas são as que menos receberam vacinas em relação ao tamanho da população por causa dos critérios adotados pelo Ministério da Saúde que, pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), deu prioridade aos estados com maior número de pessoas nos grupos prioritários, como idosos e profissionais de saúde, por exemplo.

Ao comparar as doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde até o dia 2 de agosto com a população de cada um dos 27 estados da federação, é possível detectar que São Paulo, Rio Grande do Sul foram os mais beneficiados. Pelo levantamento realizado pelo portal UOL, São Paulo, que tem uma população de 46.289.333 de habitantes, recebeu 48.333.308 doses, o que dá uma média de 1,04 doses por habitante. No caso do Rio Grande do Sul, com 11.422.973 habitantes, recebeu 10.964.226 doses, o que resulta numa média de 0,96 doses pro morador. Já o Rio de Janeiro, que tem 17.366.189 habitantes, recebeu 16.571.108 doses, que dá uma média de 0,95 doses por habitante.

Nesse cruzamento de dados, o Rio Grande do Norte é o 14º estado do país na lista de doses recebidas. Com 3.534.165 habitantes, os potiguares receberam 758.120 doses, o que resulta numa média de 0,78 doses por habitante. Mesmo número apresentado pela Paraíba e Maranhão.

Para compensar as diferenças regionais na vacinação, o Ministério da Saúde começou a enviar mais doses aos estados mais atrasados. Em 29 de julho foi definido novo critério de vacinação durante reunião do Comitê de Intergestores Tripartite. Agora, o novo cálculo do Ministério vai ser por faixa etária, considerando a população ainda não vacinada com idade decrescente até os 18 anos de cada estado.

NOVAS DOSES CHEGARAM AO RN NESTA SEGUNDA (9)

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu na manhã desta segunda (9), mais 24.600 de doses de vacinas contra a covid-19. A carga será dividida por igual entre primeira e segunda doses e será usada para ampliação das faixas etárias que estão sendo atendidas com a vacinação no estado.

Este é o quinto lote de imunizantes recebido pela Sesap em menos de cinco dias. O Ministério da Saúde sinalizou ainda que um sexto carregamento, com 51.480 unidades da Pfizer, chegará na terça (10). Até o momento, o Rio Grande do Norte recebeu um total de 2.914.550 doses das diferentes vacinas contra a covid-19, sendo 2.333.720 aplicadas, de acordo com a plataforma RN+Vacina.

Imagens: Paulo Nascimento
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.