RN começa a testar viajantes que chegam ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante
Natal, RN 28 de mai 2024

RN começa a testar viajantes que chegam ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante

13 de agosto de 2021
RN começa a testar viajantes que chegam ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou na tarde desta sexta-feira (13) uma ação de testagem da covid-19 em passageiros que desembarquem no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Os testes rápidos de antígeno são feitos por amostragem, em viajantes que sejam voluntários. A ação conta com o apoio da Inframérica - empresa que controla o terminal aéreo -, o município de São Gonçalo do Amarante e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com dados da Inframérica, o aeroporto está recebendo, em média, 25 pousos por dia.

O posto de testagem servirá como mais um braço da Sesap na vigilância da epidemia, além de ampliar a possibilidade de rastrear as cepas em circulação no RN. Os testes serão operados por uma equipe da Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante.

Caso o passageiro esteja infectado, será isolado e encaminhado para um teste de RT-PCR, que é considerado o exame laboratorial padrão-ouro para diagnóstico da infecção. O transporte do infectado para o local de isolamento será feito pela Sesap.

Todos os passageiros de um voo que eventualmente tenha uma pessoa infectada serão notificados pela Sesap e o município em que o passageiro fique será responsável pelo acompanhamento e monitoramento.

Além do controle e rastreamento dos contatos, a Sesap também irá trabalhar o sequenciamento dos coronavírus em passageiros infectados, a fim de rastrear as cepas circulantes. O sequenciamento genômico é outra ação também importante para o controle da epidemia.

O Rio Grande do Norte ainda não identificou casos da variante Delta, descoberta na Índia, a mais transmissível e que já circula em 13 estados e no Distrito Federal.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.