Senador Jean Paul diz não ser ‘fraquinho’ e que pegou a pipoca para assistir briga de Rogério Marinho e Fábio Faria
Natal, RN 28 de mar 2024

Senador Jean Paul diz não ser 'fraquinho' e que pegou a pipoca para assistir briga de Rogério Marinho e Fábio Faria

16 de agosto de 2021
Senador Jean Paul diz não ser 'fraquinho' e que pegou a pipoca para assistir briga de Rogério Marinho e Fábio Faria

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os primeiros desenhos das eleições 2022 no RN mostram que a disputa mais acirrada deve ocorrer para ocupar a única vaga para o Senado no pleito que se aproxima. O tom das primeiras conversas traduzem que a oposição ao governo Fátima Bezerra (PT/RN) ainda não encontrou um nome que consiga ameaçar a reeleição da professora. Daí, neste momento das conversas, a vaga mais desejada é para concorrer ao Senado.

A atual cadeira foi conquistada pela hoje governadora Fátima Bezerra, nas eleições de 2014. Quando essa venceu a disputa pelo Governo do RN (em 2018), o suplente Jean Paul (PT/RN) assumiu a vaga. Na última sexta (13), o senador falou ao programa Balbúrdia da Agência Saiba Mais e disse estar confiante em disputar a reeleição. "Não há motivos para o PT rifar, agora, a vaga para disputar essa eleição do Senado", analisa. Mas afirma que não tem projeto político de vaidade. "Meu projeto, desde 2013, é servir o partido. E acho que estou honrando o mandato, mantendo as bandeiras de Fátima e acrescentando as minhas", avalia.

Ele aponta que o fato da vaga do Senado ser, hoje, a que está sendo mais disputada "mostra que a governadora acertou (na administração) e está todo mundo com medo de disputar (o governo) com ela". Mas alerta: "A oposição acha que disputar a cadeira do Senado é mais fácil. Mas aqui não tem fraquinho, não. Vamos mostrar que a gente merece e honra essa cadeira ao ponto de disputá-la".

O senador disse que que as conversas que teve até agora com o PT, vem se colocando à disposição para disputar o mesmo cargo. Ele analisa que ainda é cedo para que o partido tenha a definição sobre a disputa. ter uma decisão. "Eu estou aqui, fazendo o meu trabalho e tenho direito de ser considerado. Estou trabalhando para mostrar o meu trabalho".

Entre os que disputam publicamente a vaga da oposição para a cadeira do Senado são os potiguares e ministros do presidente Jair Bolsonaro: Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). Sobre os dois concorrentes, Jean Paul disse não ter preferência para enfrenta na disputa. "tanto faz, não quero nem saber. Eu quero é estar desse lado disputando com um dos dois. Agora, essa briga dos dois lá, é o seguinte, pega a pipoca e fica assistindo".

Nas eleições de 2020, Jean Paul foi o nome do PT na disputa pela Prefeitura de Natal. Teve pouco mais de 49 mil votos e ficou em segundo lugar, perdendo para o atual prefeito Álvaro Dias. Ele avalia que a votação foi bem expressiva. "Já superei a fase de dizerem que era um Senador se votos", explica e emenda: ”meu sonho é a chapa Lula, Fátima e Jean".

Os dois nomes que brigam na oposição para disputar o Senado com apoio da máquina federal estão em queda no quantitativo de votos. Fábio Faria foi eleito para a Câmara Federal em 2018 na última das oito vagas do Rio Grande do Norte. Ele computou pouco mais de 70 mil votos, ou seja, menos da metade dos 166 mil votos que conquistou na eleição anterior (2014). Rogério Marinho obteve 59.961 votos, de acordo com dados oficiais do TSE, ficando na segunda suplência.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.