Vereadores criam certificado para pessoas vacinadas contra covid-19 em Natal
Natal, RN 18 de mai 2024

Vereadores criam certificado para pessoas vacinadas contra covid-19 em Natal

19 de agosto de 2021
Vereadores criam certificado para pessoas vacinadas contra covid-19 em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Quem mora em Natal e estiver com o esquema vacinal contra a covid-19 completo, poderá ter um certificado que vai garantir descontos em estabelecimentos comerciais da cidade. O projeto de autoria do vereador Felipe Alves (PDT), foi aprovado em regime de urgência na sessão desta quarta (18), da Câmara Municipal de Natal.

Apesar de aprovado pelos vereadores, pra começar a valer, o projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), que tem um prazo de 15 dias úteis para se posicionar sobre o assunto a contar da chegada do projeto aprovado no gabinete civil. Apenas depois da sanção, a prefeitura da capital fará a regulamentação da lei e vai definir como será o processo para a emissão do certificado. Em caso de veto, o projeto volta para a Câmara Municipal, para que os vereadores avaliem as objeções apresentadas. O veto pode ser mantido ou derrubado, nesse último caso, o projeto é promulgado (publicado).

“A única maneira de caminhar para a volta ao normal é com uma grande adesão da população a campanha de vacinação, portanto, ao adotar medidas dessa natureza o poder público contribui para motivar cada vez mais as pessoas a procurarem se imunizar, bem como ajuda a fomentar a nossa economia”, comentou Felipe.

No Rio Grande do Norte, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (Lais/ UFRN) já emite certificado de vacinação para quem se cadastrou na plataforma RN + Vacina. O documento, que contém informações sobre quais os imunizantes ministrados, o tipo da vacina, local e data da aplicação, pode ser usado oficialmente no caso de viagens nacionais e internacionais e é disponibilizado em versões para o português, inglês e espanhol.

O Ministério da Saúde também emite certificado de vacinação para viagens ao exterior. Quem já completou o esquema vacinal pode entrar no site https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-meu-gov.br e precisa criar uma conta. Depois de se cadastrar, o usuário vai receber uma senha para a plataforma Conecte SUS. Lá, será preciso clicar no ícone “cidadão” e depois em “vacinas”. Na sequência, aparecerão informações sobre a vacina que você tomou, ao clicar nela, aparecerá a opção de “certificado de vacinação”, que também poderá ser impresso em português, inglês ou espanhol.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.