Covid-19: Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda retomada da vacinação de adolescentes
Natal, RN 28 de mar 2024

Covid-19: Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda retomada da vacinação de adolescentes

17 de setembro de 2021
Covid-19: Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda retomada da vacinação de adolescentes

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)se manifestou contra a recomendação do Ministério da Saúde, de suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades e mantendo a recomendação para que municípios e estados imunizem, apenas, os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

De acordo com a Sociedade de Infectologia, a vacina da Pfizer/BioNTech foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada em adolescentes de 12 a 17 anos por ter apresentado eficácia e segurança nesta faixa etária em estudos clínicos que seguem as normas internacionais.

Dados do próprio Ministério da Saúde revelam que foram registrados 1.545 eventos adversos entre os 3.538.052 adolescentes vacinados no Brasil até o momento. Nas contas da SBI, o número de problemas apresentados entre os vacinados corresponde a 0,043% do total de imunizados nessa faixa etária.

Não houve divulgação da gravidade destes eventos, tampouco é sabido se tais eventos ocorreram de forma casual/aleatória ou se foram correlacionados de modo direto à aplicação do imunizante (relação causa-efeito)”, traz um trecho da nota divulgada pela instituição.

A SBI também argumenta que vários países já iniciaram a vacinação de adolescentes e que os benefícios da vacinação superam os riscos. Além disso, a ocorrência de eventos adversos entre adolescentes vem sendo observadas por pesquisadores de todo o mundo e que nenhum outro país suspendeu a vacinação por esse motivo.

A Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda que a vacinação de adolescentes seja retomada, sem que haja prejuízo de outros grupos prioritários, como idosos, indivíduos com doenças crônicas e imunossuprimidos”, finaliza a SBI.

Assinam a nota:

Diretores da Sociedade Brasileira de Infectologia:

Dr. Clóvis Arns da Cunha (Presidente)

Dr. Alberto Chebabo (Vice-Presidente)

Dr. Antonio Carlos de Albuquerque Bandeira (1º Secretário)

Dra. Priscila Rosalba Domingos de Oliveira (1ª Tesoureira)

Dr. Marcos Antonio Cyrillo (2º Tesoureiro)

Dra. Christiane Reis Kobal (Coordenadora de Comunicação)

Dr. Estevão Urbano Silva (Coordenador de Informática)

Dr. Sérgio Cimerman (Coordenador Científico)

Comitê de Imunizações da Sociedade Brasileira de Infectologia:

Dra. Rosana Richtmann Dra. Karen Mirna Loro Morejón

Assessor da Diretoria e Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia:

Dr. Leonardo Weissmann

Ministro da Saúde em Natal

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está em Natal (RN), nesta sexta (17). Ele lançou o Plano Nacional de Expansão da Testagem para o novo coronavírus. A capital potiguar é uma das cidades que está com a vacinação contra a covid-19 em adolescentes suspensa. Durante o evento, não houve coletiva de imprensa e o assunto não chegou a ser questionado.

Marcelo Queiroga em Natal
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.