Curta “Metrópole de Véus” é estrela da mostra Mosaicos Audiovisuais
Natal, RN 28 de mar 2024

Curta "Metrópole de Véus" é estrela da mostra Mosaicos Audiovisuais

16 de setembro de 2021
Curta

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Homenagem e crítica à paulicéia esfacelada. O curta-metragem Metrópole de Véus, produzido pelo grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica - CAPPH/UNIFESP em 2021, é a grande atração da mostra Mosaicos Audiovisuais.

A exibição ocorre nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, na TV HCUrb (do grupo de pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo vinculado ao departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN).

O curta foi produzido pelo prof. Fernando Atique, o realizador Fernando Miguez e o arquiteto Martin Passos. O filme foi lançado em 2021 e tem duração de 10’16”.

Metrópole de Véus traz reflexões históricas, entrelaçadas pelo uso de imagens de arquivo e atuais, e trilha sonora elegante do choro paulista.

O filme é um trabalho de uma grande equipe envolvida na pesquisa, que remete ao período do prefeito Prestes Maia em São Paulo, na década de 1930, que impôs à cidade uma série de intervenções em diversos bairros para a implementação de grandes avenidas, demolindo boa parte do patrimônio histórico, expulsando, submergindo córregos, reordenando e reorganizando a cidade em múltiplas frentes, modificando a paisagem urbana dotando-a de características da modernidade: o automóvel, o viaduto, o boulevard e o arranha-céu. O objetivo era transformar São Paulo em uma metrópole.

SERVIÇO:

Mostra de Curtas “Mosaicos Audiovisuais” aberta ao público
Quando: 16/09 (quinta-feira). Horário: 19hs
Onde: TV HCURB no YouTube
Instagram: https://www.instagram.com/mosaicosaudiovisuais/

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.