Júlio Lima lança “Universo do Acolá” e encerra trilogia de 13 anos
Natal, RN 22 de mai 2024

Júlio Lima lança "Universo do Acolá" e encerra trilogia de 13 anos

10 de setembro de 2021
Júlio Lima lança

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O cantor e compositor potiguar Júlio Lima lança nesta sexta-feira (10) "Universo Acolá", uma trilogia de EPs que celebram seus 13 anos de carreira solo. Neste trabalho, Júlio revisita suas raízes nordestinas sem perder seu caráter cosmopolita que o acompanha desde o início de sua carreira.

O lançamento do álbum nas plataformas digitais acontece hoje, mas todo mundo já pode fazer o Pré-save do EP em sua plataforma preferida. (https://tratore.ffm.to/universodoacola).

Nas cinco canções que compõem o repertório do "Universo do acolá", o público poderá ter acesso a um trabalho especial, com canções que evocam temáticas românticas, críticas e reflexivas relacionadas aos aspectos históricos e socioculturais do Brasil e do mundo.

O álbum conta com a participação de Betão Tavares (captação de áudio e contrabaixo), Riva Andrade (guitarras, captação de áudio e Pré-mixagem), John Fidja Gomes (bateria acústica e eletrônica), Bruno Cirino (sanfona), Caio Padilha (voz e rabeca), Dinei Teixeira (percussão), Diego Brasil (violão de 12), Eduardo Pinheiro (mixagem e masterização), Rodrigo Bico (capa e direção de Arte) e do próprio Júlio Lima (produção, direção musical, arranjos, voz e violão).

O repertório do EP Universo do Acolá possui canções compostas ao longo dos anos, nas passagens do artista por lugares como Recife, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo. Esse trabalho tem como objetivo  possibilitar ao ouvinte uma viagem por meio das raízes do artista Júlio Lima que perpassam por ritmos nascidos no nordeste brasileiro como o frevo, o forró e o baião, mas sem perder as texturas musicais cosmopolitas que acompanham o artista desde o início de sua carreira.

Importante falar das temáticas das letras, que fazem juz ao nome do EP, pois transitam não só pelo universo nordestino “daqui”, mas também pelas influências que o artista sofreu do “acolá”.

Portanto, é nessa perspectiva de antena pensante e de liquidificador sonoro, que Júlio nos apresenta cinco canções que visam nos fazer dançar e refletir acerca de variados temas.

O frevo “Ali”, primeira faixa do EP, narra a trajetória do pugilista campeão dos pesos pesados, o norte americano Cassius Clay (que viria a se tornar Muhammad Ali). Na segunda faixa, o forró  “Billy the kid, Robin Hood e Lampião”, o artista nos convida  a fazer uma  reflexão de forma  bem humorada acerca do banditismo social.

A terceira faixa do trabalho “Arte na escola" discorre sobre a importância da presença da arte no caráter educacional e na vida dos indivíduos, como possibilidade de ferramenta transformadora e de emancipação social. O caráter romântico do EP fica por conta  da quarta faixa “Encantada” que nos transporta a uma imagem vista pelos olhos de um nordestino apaixonado. Para finalizar, o baião “Ré-voltas” nos impulsiona a refletir, por meio de um ritmo contagiante, acerca das revoltas populares do Brasil, sempre silenciadas por governos frutos de elites retrógradas, que massacraram e oprimiram o povo e suas revoltas, como meio de se perpetuarem no poder até hoje.

A concretização deste trabalho só foi possível graças ao apoio do Undergroove Studio e do patrocínio da Lei Aldir Blanc por meio da Fundação José Augusto Governos do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

SERVIÇO

Lançamento do novo EP Universo do Acolá de Júlio Lima

Dia 10 de setembro em todas as plataformas digitais

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.