Deputados aprovam projeto de Isolda que reserva cotas raciais para concursos públicos no RN
Natal, RN 25 de abr 2024

Deputados aprovam projeto de Isolda que reserva cotas raciais para concursos públicos no RN

28 de outubro de 2021

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quinta-feira (28) o projeto de lei que reserva 20% das vagas dos concursos públicos dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) do estado do Rio Grande do Norte para negros e negras.

De acordo com a autora da proposta, a deputada Isolda Dantas (PT), o objetivo é reduzir a desigualdade histórica, procurando garantir que negros e negras tenham mais oportunidades de acesso ao emprego de qualidade, por meio do serviço público.

“Isso foi negado ao povo negro durante muitos anos. O concurso público é sem dúvidas um dos mecanismos de igualdade de oportunidade”, declarou a deputada durante a sessão que aprovou o projeto. A matéria segue para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT).

Segundo o IBGE, o salário médio de trabalhadores negros é 45% menor do que do que o dos brancos no Brasil. No caso das trabalhadoras mulheres, a diferença chega a 70% - independente do grau de escolaridade. A situação reflete a herança do racismo histórico do país, que atravessou mais de 300 anos de escravidão e não implementou políticas públicas para a inserção dos negros na sociedade.

“É muita discriminação, é muita falta de oportunidade que o povo negro tem no Brasil, pela sua trajetória e condições históricas em que estão inseridos”, disse Isolda.

Concursos federais

A medida já é válida no serviço público federal. A Lei das Cotas para negros em concursos públicos da administração federal (Lei 12.990, de 2014) tem vigência prevista até 2024. Em junho, o senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um projeto (PL 4.656/2020) para estender o prazo da reserva de 20% das vagas.

Além de assegurar a continuidade das cotas, Paim também propõe a ampliação da lei e sua aplicação às instituições particulares de ensino, com revisão a cada década. Para ele, o país precisa manter esse processo de inclusão social e não pode permitir retrocessos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.