Em acordo com Sinte, Governo libera retorno de 100% dos alunos de escolas públicas e privadas no RN a partir desta segunda (4)
Natal, RN 28 de mar 2024

Em acordo com Sinte, Governo libera retorno de 100% dos alunos de escolas públicas e privadas no RN a partir desta segunda (4)

4 de outubro de 2021
Em acordo com Sinte, Governo libera retorno de 100% dos alunos de escolas públicas e privadas no RN a partir desta segunda (4)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A partir desta segunda (4), está liberado o retorno de 100% dos alunos nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte, conforme previsto no plano de retomada criado pelo Governo do Estado diante da pandemia do novo coronavírus. A volta não é obrigatória e as mães, pais ou responsáveis que não se sentirem seguros com o retorno presencial dos filhos à escola, podem continuar com o modelo remoto.

As aulas presenciais foram suspensas no RN em março de 2020. O retorno ocorreu de maneira gradual. No Estágio I, na semana que foi de 19 a 24 de julho foi realizado o acolhimento dos professores; a partir de 26 de julho foi a vez do retorno dos estudantes do 1º ao 5º ano e 3ª série; já em nove de agosto teve início a volta dos alunos do 6º e 7º anos e da 2ª série e, em 23 de agosto, voltaram os estudantes do 8º e 9º ano, além dos estudantes da 1ª série. Já a partir do dia 6 de setembro, começou o Estágio II do cronograma com a volta de 50% das turmas, no dia 20 de setembro foi liberado o retorno de 75% e, a partir desta segunda, está autorizado o retorno de 100% dos alunos.

Houve acordo para retorno dos profissionais da educação e estudantes, mas, com ressalvas como o de obedecer o distanciamento de 1,5 metro por aluno. Vamos perseguir esse objetivo, que é o que vai permitir maior tranquilidade para professores em sala e estudantes. Também temos debatido com a secretaria de Educação do Estado acerca das condições de higiene, se não tiver, não tem acordo. Assim, vamos acompanhar. Soube que, até agora, tem sido tranquilo”, revela Fátima Cardoso, que faz parte da Coordenação Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/ RN).

Como retorno às aulas presenciais ainda não é obrigatório para os estudantes, a direção do Sinte ainda avalia como ficará a divisão do trabalho entre os professores que ficarão responsáveis pelas aulas nas escolas e aquelas transmitidas pela internet.

“Para os estudantes ainda não é obrigatório. Nesse caso, estamos discutindo para saber como será feito o trabalho com a manutenção das duas modalidades [presencial e virtual], detalha Fátima.

Pela estimativa do Sinte/ RN, cerca de 95% dos professores já foram completamente imunizados contra a covid-19.

“Continuamos na luta pela vacina dos estudantes. Acreditamos que 95% dos professores foram imunizados e os 5% restantes devem ter o esquema vacinal concluído até o meio do mês”, avalia a coordenadora Geral do Sinte.

Dados covid-19 no RN

Até esta segunda (4), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte tem 369.000 casos confirmados e 176.705 casos suspeitos de covid-19, além de outros 102.169 em acompanhamento. Já são 7.341 óbitos resultantes da doença e a Sesap ainda investiga outras 1.334 mortes suspeitas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.