TRABALHO

Fátima Bezerra anuncia reajuste salarial de servidores estaduais do RN em 2022

Mais de 35 mil servidores públicos estaduais ativos e inativos terão reajuste salarial em 2022 no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT), em reunião com os representantes dos sindicatos da saúde na quinta-feira (28), Dia do Servidor Público.

O aumento de 15% será dado no primeiro quadrimestre do próximo ano para categorias cujos vencimentos são os mais defasados no estado. A saúde representa 70% dos trabalhadores contemplados, 20.262, que reivindicam ainda o plano de cargos e salários, além do pedido da implantação do ponto eletrônico nas unidades de saúde.

“Deixo aqui nosso reconhecimento de público aos servidores da Saúde no enfrentamento à pandemia, que tem um papel muito especial e essencial. Em primeiro lugar são vocês, mesmo antes da vacina que colocaram as vidas em risco para socorrer a população e salvar vidas”, enfatizou a governadora, ao lembrar do contexto da gestão, com um Sistema Único de Saúde (SUS) colapsado e uma dívida com folhas de pagamento em aberto deixadas pelo governo Robinson e que estão sendo pagas.

“É importante lembrar que a área da saúde, em 2018, não cumpriu o mínimo constitucional dos 12% e ainda pegamos 125 milhões de reais em dívidas acumuladas na saúde. O que estamos fazendo aqui é buscar dialogar e ser sensível ao pedido dos trabalhadores e faremos o que for possível dentro de nossa responsabilidade econômica. Nossa gestão pagou contratos de 2017 que não tinham o pagamento de uma parcela sequer. O contexto da pandemia agravou mais ainda”, afirmou a gestora, que estava acompanhada das equipes econômica e de saúde do governo.

O secretário de saúde, Cipriano Maia, lembrou que o estado realizou progressão vertical e viabilizou outros benefícios: “Fizemos a progressão do plano que há três anos que não recebiam, passamos a implantar a jornada especial para os servidores que fizeram a requisição especial, que é a ampliação da carga horária para melhorar a aposentadoria. Durante a pandemia, fizemos o pagamento da produtividade e dobramos a insalubridade para todos os servidores de carreira, entre outras conquistas e ganhos concebidas. Além disso, estamos em fase de discussão do lançamento do Edital de concurso efetivo na saúde que deverá ser lançado esse ano para que aconteça em 2022”.

O secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier, destacou que 70% do percentual da folha de pagamento do estado é de trabalhadores da saúde. “O que conseguimos fazer de acordo são os 15% e deixar claro que não podemos colocar em risco à Folha de pagamento”, afirmou.

Como encaminhamento, ficou acertado haverá reunião com representantes do sindicato para organizar a distribuição deste valor sinalizado para o próximo ano.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo