Fátima Bezerra anuncia reajuste salarial de servidores estaduais do RN em 2022
Natal, RN 16 de abr 2024

Fátima Bezerra anuncia reajuste salarial de servidores estaduais do RN em 2022

29 de outubro de 2021

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Mais de 35 mil servidores públicos estaduais ativos e inativos terão reajuste salarial em 2022 no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT), em reunião com os representantes dos sindicatos da saúde na quinta-feira (28), Dia do Servidor Público.

O aumento de 15% será dado no primeiro quadrimestre do próximo ano para categorias cujos vencimentos são os mais defasados no estado. A saúde representa 70% dos trabalhadores contemplados, 20.262, que reivindicam ainda o plano de cargos e salários, além do pedido da implantação do ponto eletrônico nas unidades de saúde.

“Deixo aqui nosso reconhecimento de público aos servidores da Saúde no enfrentamento à pandemia, que tem um papel muito especial e essencial. Em primeiro lugar são vocês, mesmo antes da vacina que colocaram as vidas em risco para socorrer a população e salvar vidas", enfatizou a governadora, ao lembrar do contexto da gestão, com um Sistema Único de Saúde (SUS) colapsado e uma dívida com folhas de pagamento em aberto deixadas pelo governo Robinson e que estão sendo pagas.

“É importante lembrar que a área da saúde, em 2018, não cumpriu o mínimo constitucional dos 12% e ainda pegamos 125 milhões de reais em dívidas acumuladas na saúde. O que estamos fazendo aqui é buscar dialogar e ser sensível ao pedido dos trabalhadores e faremos o que for possível dentro de nossa responsabilidade econômica. Nossa gestão pagou contratos de 2017 que não tinham o pagamento de uma parcela sequer. O contexto da pandemia agravou mais ainda”, afirmou a gestora, que estava acompanhada das equipes econômica e de saúde do governo.

O secretário de saúde, Cipriano Maia, lembrou que o estado realizou progressão vertical e viabilizou outros benefícios: “Fizemos a progressão do plano que há três anos que não recebiam, passamos a implantar a jornada especial para os servidores que fizeram a requisição especial, que é a ampliação da carga horária para melhorar a aposentadoria. Durante a pandemia, fizemos o pagamento da produtividade e dobramos a insalubridade para todos os servidores de carreira, entre outras conquistas e ganhos concebidas. Além disso, estamos em fase de discussão do lançamento do Edital de concurso efetivo na saúde que deverá ser lançado esse ano para que aconteça em 2022”.

O secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier, destacou que 70% do percentual da folha de pagamento do estado é de trabalhadores da saúde. “O que conseguimos fazer de acordo são os 15% e deixar claro que não podemos colocar em risco à Folha de pagamento”, afirmou.

Como encaminhamento, ficou acertado haverá reunião com representantes do sindicato para organizar a distribuição deste valor sinalizado para o próximo ano.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.