Nordeste tem maior alta de consumo de eletricidade no setor comercial e de serviços
Natal, RN 28 de mar 2024

Nordeste tem maior alta de consumo de eletricidade no setor comercial e de serviços

17 de outubro de 2021

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Nordeste foi a região com maior variação na taxa de consumo de energia elétrica no setor de comércio e serviços no segundo trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período em 2020. O aumento foi de 20,8%, sendo de 5,9% em todo o primeiro semestre.

A região mais próxima disso foi a Norte, com crescimento de 20,4%. Depois aparecem Sul (15,6%), Sudeste (14,2%) e Centro-Oeste (13,8%). Os dados são do Boletim Trimestral da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e indicam que o aumento de consumo em todo o país foi de 15,9% na classe comercial.

De acordo com o relatório, o alto crescimento se deve, em parte, pela baixa base de comparação, já que o segundo trimestre de 2020 foi o período mais afetado pela pandemia de covid-19.

A pesquisa também explica que a atividade econômica cresceu em neste ano e que o consumo de energia se relaciona com essa retomada.

Residências

O consumo residencial cresceu em 4,8% no segundo trimestre em todo o Brasil, sendo de 6,1% no Norte, 5,9% no Centro-Oeste, 5,8% no sudeste, 3,8% no Sul e 2,5% no Nordeste.

Segundo a EPE, esse comportamento continua sendo influenciado pelo maior tempo de permanência das pessoas em suas casas por causa da pandemia. A pesquisa também arrisca dizer que o índice é influenciado pelo aumento da posse de eletrodomésticos ao longo de 2020, sob efeitos da concessão de auxílio emergencial.

Nesse período o consumo das famílias aumentou em 11%, mas o número também é afetado pela baixa base de comparação após uma queda de 12,2%.

“Cabe destacar que o comportamento das famílias segue afetado negativamente pelo mercado de trabalho ainda enfraquecido e pela maior inflação, que deteriora o poder de compra dos indivíduos”, diz o relatório.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.