Quilombo de Portalegre realizará o I Acampamento Cultural no mês da Consciência Negra
Natal, RN 20 de jun 2024

Quilombo de Portalegre realizará o I Acampamento Cultural no mês da Consciência Negra

19 de outubro de 2021
Quilombo de Portalegre realizará o I Acampamento Cultural no mês da Consciência Negra

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Durante o mês da Consciência Negra, entre 13 e 15 de novembro, o Quilombo do Sobrado, no município de Portalegre/RN, vai realizar um acampamento cultural, organizado pela própria comunidade. Esse é o primeiro evento cultural do Rio Grande do Norte em formato de acampamento. Portalegre é o município potiguar com mais quilombos certificados, quatro das 33 comunidades espalhadas pelo Estado

O Quilombo Sobrado realizou, antes da pandemia, o único acampamento científico do Nordeste e a plenária estadual das comunidades Quilombolas. A comunidade inova e traz a cultura afro-brasileira como principal ponto de pauta, na perspectiva de mostrar a resistência e resiliência de um povo muito das vezes esquecidos.

Com uma programação diversificada, o acampamento cultural terá apresentações culturais da região; oficinas, roda de conversas e palestras; passeios e trilhas pelos principais pontos turísticos da cidade, além de shows ao vivo.

Entre os destaques do evento estão oficinas de turbante, com Cecília Amorim, e de berimbau, com Rodrigo Araújo. A liderança comunitária Daza Gomes dará uma oficina de "vida no quilombo".

O espaço das apresentações foi batizado de Palco Cultural Zé Teixeira, uma homenagem ao mestre de obra da comunidade. O detalhe é que o palco foi construído pelo neto de Teixeira, o que reforça o legado deixado por uma das inspirações e referências do quilombo.

O Acampamento já recebeu inscrições de Pau dos Ferros, Martins, Mossoró, Areia Branca, Rafael Fernandes, Macaíba, Parnamirim, Açu, Alexndria, Fortaleza (CE), Limoeiro do Norte (CE), Quixeré (CE), Santa Cruz (PB), Natal , entre outras cidades vizinhas.

As inscrições e maiores informações podem ser encontradas no perfil: @acampamentocultural, assim como toda a programação.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.