Betinho Rosado é condenado por fake news sobre Gleisi Hoffmann e Adélio Bispo denunciada pela Agência Saiba Mais
Natal, RN 18 de jun 2024

Betinho Rosado é condenado por fake news sobre Gleisi Hoffmann e Adélio Bispo denunciada pela Agência Saiba Mais

26 de novembro de 2021
Betinho Rosado é condenado por fake news sobre Gleisi Hoffmann e Adélio Bispo denunciada pela Agência Saiba Mais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-deputado federal Betinho Rosado foi condenado a se retratar e pagar multa de R$ 1,5 mil a Gleisi Hoffmann por ter espalhado notícia falsa sobre a parlamentar e associá-la a Adélio Bispo, autor da facada em Bolsonaro (sem partido), na época da campanha para a presidência da República, em 2018.

Na ação, Gleisi, que além de deputada federal é a presidente nacional do PT, alegou que Betinho causou dano à sua honra ao insinuar uma suposta amizade entre ela e Adélio, através de uma imagem enviada por grupo de WhatsApp. Pela sentença, o juiz André Gomes Alves, do 3º juizado cível de Brasília, entendeu que o ex-deputado “agiu com imprudência ao replicar informação inverídica, pois dispunha de meios para averiguar a veracidade do fato antes de divulgá-lo em um ambiente coletivo de comunicação eletrônica”.

Em maio deste ano, a Agência Saiba Mais publicou matéria denunciando o caso. Além de espalhar a notícia falsa, Betinho Rosado, que não pôde se candidatar nas eleições por ter sido barrado pela Lei da Ficha Limpa em 2015, também utilizou um telefone celular pago pela Câmara Federal, mesmo sem exercer mandato parlamentar desde 2015. A linha 61 9629-2853, utilizada por ele, estava vinculada ao gabinete do deputado Beto Rosado, seu filho.

De acordo com o Portal da Transparência da Câmara dos Deputados, Betinho não é assessor parlamentar do filho, ou seja, o uso do celular é ilegal. Em contato com a Agência Saiba Mais, a Câmara Federal confirmou que o chip 61 9629-2853 está vinculado ao gabinete de Beto Rosado e que, de 2015 até abril de 2021, a soma das contas telefônicas da linha chegou a R$ 18.248,49.

A notícia falsa espalhada por Betinho já havia sido desmentida em agosto de 2018 pela Agência Lupa, que verificou que o homem na foto com Gleisi não é Adélio. Betinho Rosado foi deputado federal em 1995, 1999, 2003, 2007 e 2011. Passou pelo PFL, DEM e, por último, foi presidente estadual do Progressistas, mesmo partido de seu filho Beto Rosado, atual deputado federal. A família Rosado tem base eleitoral no município de Mossoró, interior do Rio Grande do Norte.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.