Deputada Natália Bonavides pede que ministro Rogério Marinho entregue cronograma de obras de segurança hídrica para Seridó
Natal, RN 30 de mai 2024

Deputada Natália Bonavides pede que ministro Rogério Marinho entregue cronograma de obras de segurança hídrica para Seridó

29 de novembro de 2021
Deputada Natália Bonavides pede que ministro Rogério Marinho entregue cronograma de obras de segurança hídrica para Seridó

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A deputada federal pelo Rio Grande do Norte, Natália Bonavides (PT-RN), protocolou um requerimento (RIC 1394/21) no qual solicita ao também potiguar Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional do governo Bolsonaro (sem partido), um cronograma de execução dos serviços do "Projeto Seridó", que prevê a construção de um complexo de obras para garantia da segurança hídrica dos moradores dos municípios da região.

Pelo menos 24 cidades e cerca de 280 mil pessoas devem ser beneficiadas com a conclusão do Projeto Seridó, que vai resultar em mais de 300 quilômetros de canais adutores. A previsão é que o projeto seja executado em duas etapas: Sistema Seridó Norte, que captará água no reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, e Sistema Seridó Sul, que captará águas do Rio São Francisco, no reservatório Oiticica.

Em outubro deste ano, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte para a execução do Projeto Seridó.

Pelo acordo, o governo federal deve investir R$ 280 milhões nas obras e o Governo do Estado deve ceder estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental, além do projeto básico dos sistemas adutores do Seridó, realizados pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), para a Codevasf licitar o projeto executivo e as obras do empreendimento, com recursos do governo federal, repassados à Companhia pelo MDR.

Natália Bonavides, deputada federal do PT-RN

Desde 2019 o Governo do RN apresentou o projeto básico do Projeto Seridó, que garantirá água para mais de 280 mil seridoenses. Solicitamos ao ministro do Desenvolvimento Regional os cronogramas para sua implantação. O povo seridoense está sofrendo com a seca, não pode mais esperar”, cobrou Natália Bonavides.

A região Seridó é formada pelos municípios de Caicó, Currais Novos, Parelhas, Jucurutu, Lagoa Nova, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Cerro Corá, Acari, Florânia, Carnaúba dos Dantas, Serra Negra do Norte, Cruzeta, São Vicente, São João do Sabugi, Equador, Tenente Laurentino Cruz, Ouro Branco, São José do Seridó, São Fernando, Santana do Seridó, Timbaúba dos Batistas, Bodó e Ipueira.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.