Governo do RN contrata banca para concurso da PM, o 1º com lei que extingue diferença entre homens e mulheres
Natal, RN 27 de mai 2024

Governo do RN contrata banca para concurso da PM, o 1º com lei que extingue diferença entre homens e mulheres

25 de novembro de 2021
Governo do RN contrata banca para concurso da PM, o 1º com lei que extingue diferença entre homens e mulheres

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial (DOE) desta quarta (24) a contratação do Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social, para organizar o concurso de ingresso nos quadros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A contratação, que vai custar R$ 125.960,00, foi feita através de termo de dispensa de licitação.

O concurso será o primeiro depois da aprovação da Lei Complementar 05/2020, que revoga a limitação de vagas e garante a igualdade de acesso aos quadros funcionais da Polícia Militar para homens e mulheres. A lei, de autoria da deputada estadual Isolda Dantas (PT), foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT) em julho deste ano.

Isolda Dantas e Fátima Bezerra I Foto: cedida

"Com a contratação da banca, o Estado dá o primeiro passo para reduzir uma desigualdade histórica dentro da Polícia Militar entre homens e mulheres. A contratação de mais mulheres para a Polícia Militar é crucial para um melhor atendimento às mulheres vítimas de violência e outros casos. Foi para reduzir essa desigualdade histórica que fizemos essa lei", comentou Isolda.

Em 2017, o RN possuía um total de 122 mulheres nos quadros da Polícia Militar. Esse número representava apenas 1,54% do efetivo total da PM do Rio Grande do Norte (PMRN), segundo levantamento da Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No dia 8 de setembro a governadora Fátima Bezerra autorizou a realização do concurso e a expectativa é que sejam abertas cerca de 800 vagas para praças. Além deste, há outros dois concursos autorizados: um para o ingresso de 132 oficiais combatentes e 79 oficiais médicos, além disso, há uma decisão judicial que determina o ingresso de 250 soldados para a área da saúde. A expectativa, é que todos esses concursos sejam realizados em 2022.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.